fbpx

O2 Filmes

Empresa

A O2 Filmes é a maior e a mais premiada produtora do Brasil. A empresa produziu o longa Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, que foi indicado para quatro Oscar em 2004, nas categorias melhor diretor, roteiro adaptado, montagem e fotografia. O filme foi visto por mais de 3,3 milhões de pessoas no Brasil, foi lançado mundialmente e recebeu mais de 30 prêmios, entre os quais o BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) e da Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles. Outras produções da O2 são os filmes Domésticas, o Filme; Viva Voz; Contra Todos e Antônia (os dois últimos em co-produção com Coração da Selva), vários curtas-metragens premiados internacionalmente e programas de TV.

A O2 foi a primeira produtora independente a fechar um acordo de co-produção com a TV Globo para a série Cidade dos Homens, sucesso de crítica e público, e a série Antônia, de cinco episódios, exibida no final de 2006. Outras produções foram série Filhos do Carnaval, para a HBO Latin America, com direção geral de Cao Hamburguer, e um documentário sobre futebol, Ginga, em co-produção com a Nike e Wieden&Kennedy.

Em 2007 foram lançados dois longas-metragens da O2: Cidade dos Homens, com direção de Paulo Morelli, e Não Por Acaso, com direção de Philippe Barcinski. O filme O Banheiro do Papa, co-produção com Uruguai e França, dirigido por César Charlone e Enrique Fernández, participou de vários festivais nacionais e internacionais, dentre eles Festival de Cannes (na Mostra Um Certo Olhar), e foi o grande ganhador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2007, com o prêmio de Melhor Filme.

No segundo semestre de 2008, a O2 lançou o filme Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, com Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e a brasileira Alice Braga. O filme, co-produção da O2 Filmes com a canadense Rhombus Media e a japonesa Beevine Pictures, foi selecionado para a Competição Oficial do Festival de Cannes, abrindo o Festival. Lançado no circuito, o filme alcançou a marca de quase 900 mil espectadores nos cinemas.

Em 2009, a O2 está produziu a 2ª temporada de Filhos do Carnaval em co-produção com a HBO e lançou em co-produção com a TV Globo a série Som & Fúria (baseada na série canadense “Slings & Arrows”), com direção geral de Fernando Meirelles. No elenco, Felipe Camargo, Daniel de Oliveira, Rodrigo Santoro, Débora Falabella, Paulo Betti, Andréa Beltrão, Maria Flor, Dan Stulbach, Pedro Paulo Rangel, Regina Casé.

O filme À Deriva é o primeiro trabalho da O2 Filmes com o diretor Heitor Dhalia, o mesmo de Nina e O Cheiro do Ralo.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

4 comentários sobre “O2 Filmes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.