fbpx

Odelair Rodrigues (1935-2003)

Biografia

Odelair Rodrigues foi uma atriz brasileira nascida em Curitiba (PR) no dia 14 de julho de 1935.

Com talento nato pelas artes, já na escola, ainda menina, canta Quem Quiser Vatapá, de Dorival Caymmi, selecionada que foi entre várias candidatas. Em 1952, estreou no teatro, no Corpo Cênico do Colégio Estadual do Paraná, na peça Sinhá Moça Chorou, a convite do também curitibano Ary Fontoura.

Nos anos de grande sucesso da rádio paranaense, ela foi um dos nomes em evidência no radioteatro da Rádio Clube, ao lado de Ary Fontoura e com direção de Adherbal Stresser e Ronald Stresser, a TV Paraná a levou, junto com diversos profissionais de primeiro time e outros que ali iniciaram carreira.

Dedicou quase toda sua vida ao teatro, participa de dezenas de peças, tem atuações memoráveis, premiadas, como em O Palácio dos Urubus, O Cerco da Lapa, Oizintocáveis, Frankenstein, Bom-Dia, Dinossaura, Romeu e Julieta, Farsa Surrealista, Um Unicórnio no Jardim, etc.

Estreou no cinema em 1968 no filme Lance Maior, de Sylvio Back. Atuou em outros filmes, principalmente curtas curitibanos. Em 2005, participou do filme Quanto Vale ou é por Quilo?, de Sérgio Bianchi.

Fez pouca televisão, mas chega a participar das novelas Escrava Isaura, Estranha Melodia, Vida Roubada e O Direito de Nascer. Em 2002, quando completa 50 anos de carreira, é homenageada com a fundação do Espaço Cultural Odelair Rodrigues, em Curitiba.

Faleceu em 1º de julho de 2003, aos 67 anos de idade, em Curitiba (PR), de parada cardiorrespiratória.

Filmografia

1968 – Lance Maior
1988 – Entardecer das Ilusões
2001 – O Traste (CM)
2003 – A Linha do Trem (CM)
2003 :: O Preço da Paz
2005 – Quanto Vale ou é por Quilo?

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Odelair Rodrigues. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/odelair-rodrigues/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.