fbpx

Odon Cardoso (1957-2007)

Biografia

Odon Lima Cardoso Neto, em arte mais conhecido como Odon Cardoso, nasceu em São Paulo (SP) em 1957.

Estudou até o terceiro ano de Engenharia na Universidade Mackenzie junto com o futuro cineasta Guilherme de Almeida Prado. Abandona a faculdade para estudar fotografia, fazendo sua estreia em 1977 no documentário curto O Apito da Panela de Pressão, sobre os primeiros movimentos estudantis contra a ditadura. O filme foi assinado anonimamente pelo grupo Alegria, e muito procurado pela censura militar. Depois câmera em Sinfonia Sertaneja (1979), de Black Cavalcanti, diretor de som do curta Penacchi (1979), de Aurora Duarte, som direto em Y.Takaoka (1980), de Ary Costa Pinto e fotografia adicional no longa Flor do Desejo (1984), do Guilherme de Almeida Prado. Começa a trabalhar na produtora Spectrus, de Sérgio Tufik. Em 1981, assina a fotografia de seu primeiro longa, A Filha de Calígula, de Ody Fraga.

Nos anos 1990 muda para Brasília, mas, por motivos desconhecidos, suicida-se em 2007, aos 50 anos de idade. Separado de sua primeira esposa, deixou dois filhos.

Filmografia

Filmografia: 1977-O Apito da Panela de Pressão (CM); 1978-A Vaca Sagrada (CM); Loteamentos Clandestinos (CM); 1978/80-O Homem e o Álcool (CM); 1980-Fazendas (CM); 1981-A Filha de Calígula; As Taras de Todos Nós; Como Sempre (CM); 1982-O Motorista do Fuscão Preto; 1984-Cubatão Transfigurada (CM) cofot. Georges Dimitri); 2002-Um Trailer Americano (CM); 2006-O Cha
mado das Pedras: Cora Coralina (CM) (cofot. Waldir de Pina).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.