fbpx

Onde quer que você esteja (2003)

Sinopse

Onde Quer Que Você Esteja é o terceiro curta-metragem 35mm de Bel Bechara e Sandro Serpa. Produzido pela Macondo Filmes, o curta tem 15 minutos de duração e foi filmado entre 11 e 15 de abril de 2003, sendo finalizado no mês de junho do mesmo ano.

O curta conta a história de Lúcia e Waldir, que se conhecem na fila do programa de rádio Onde Quer Que Você Esteja. O programa tenta colocar em contato pessoas desaparecidas com seus parentes. Lúcia está procurando pelo marido há um ano e a esposa de Waldir acaba de desaparecer. O argumento foi inspirado em uma notícia de jornal sobre o programa Em busca da Liberdade Perdida, da Rádio Nacional de Bogotá.

Onde Quer Que Você Esteja foi quase todo filmado em uma única locação, um estúdio de rádio, durante dois dias de trabalho intenso. O terceiro dia foi dedicado à filmagem de diversos recortes da cidade de São Paulo que buscam traduzir o sentimento de solidão dos personagens.

O trabalho com o texto e os atores é o carro-chefe entre todos os elementos de linguagem. Os ensaios foram determinantes para o enriquecimento do roteiro. As improvisações e o aprofundamento da dimensão humana dos personagens ampliaram as possibilidades do texto, explicitando contradições e quebrando a linearidade dos personagens.

A montagem do filme e a fotografia acompanham a evolução psicológica dos personagens. No início, todos os elementos de linguagem seguem a lógica naturalista da interpretação. Aos poucos surgem interferências da luz, do som e da montagem que quebram a continuidade de tempo e ação, reforçando a narrativa e o trabalho dos atores e revelando o subtexto emocional dos personagens.

Os papéis principais são dos atores Débora Duboc e Leonardo Medeiros. Débora é premiada atriz de teatro e cinema, tendo recebido inclusive prêmios APCA e Shell. Leonardo tem trabalhado com teatro, cinema e televisão, com destaque para sua premiada atuação em Lavoura Arcaica.

Elenco

Débora Duboc
Leonardo Medeiros
Robson Emílio
Vanessa Portugal

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Onde quer que você esteja (2003) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Bel Bechara e Sandro Serpa
Roteiro: Bel Bechara e Sandro Serpa
Direção de Fotografia: Bel Bechara e Sandro Serpa
Montagem: Bel Bechara e Sandro Serpa
Trilha Sonora: Jards Macalé, Júlio Medaglia e Ricardo Bigio
Som: João Godoy
Microfonista: Beto Nogueira
Direção de Arte: Ivana Calado
Maquiagem: Donna
Assistente de Maquiagem: Ana Maria Messias
Cabelereiro de Débora Duboc: Claus Borges
Eletricista: Alexandre Henrique
Assistente de Eletricista: Deda
Boy de Set: Magno Araújo
Assistente de Câmera: Rodolfo Figueiredo
Segunda Assistente: Chica San Martin
Still: Guilherme Mohallem
Direção de Produção: Emerson Jussiani
Plateau: Paulão Costa
Assistente de Produção: Bruno Aranha
Estagiárias de Produção: Beatriz Proença e Luana Cunha

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Onde quer que você esteja (2003)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.