fbpx

Operações de Garantia da Lei e da Ordem (2017)

Sinopse

Documentário que reconstrói, apenas com imagens de arquivo, a resposta dada pelo governo Dilma Rousseff às manifestações de junho de 2013 até julho de 2014. Com um olho nos manifestantes e vários outros na mídia – que criava alucinadamente novas versões para o que aqueles protestos representavam – o governo vai aceitando pouco a pouco a armadilha construída pelo que Eugenio Zaffaroni acertadamente chamou de empresários morais. E vai se seduzindo por respostas que testam os limites da democracia com seu viés autoritário.

As leis que foram sendo produzidas ao longo desse período refletem esse discurso construído pela mídia, mas em nada resolvem o conflito social que está por trás das relações de poder. Servem para dar nomes a situações que resultam da dificuldade do poder público de lidar com as manifestações populares, mas não necessariamente apresentam nomes que correspondem à realidade.

O filme mostra, entretanto, que o resultado disso vai além da criminalização de alguns fenômenos sociais que não se sabe ou não se quer nomear e esse resultado é crucial para a manutenção da democracia no país.

Operações de garantia da lei e da ordem, codirigido por Julia Murat e Miguel Antunes Ramos, foi selecionado para a Mostra Olhos Livres na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Operações de garantia da lei e da ordem (2017) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Julia Murat e Miguel Antunes Ramos
ROTEIRO: Julia Murat
PRODUÇÃO: Julia Murat e Douglas Duarte
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Tainá Prado
DIREÇÃO DE ARTE: Guilherme Peters
MONTAGEM: Nina Kopko
EDIÇÃO DE SOM: Simone Petrillo
COMPANHIA PRODUTORA: Esquina Filmes

Brasil | Doc | 83 min. |

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Operações de garantia da lei e da ordem. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/operacoes-de-garantia-da-lei-e-da-ordem/
MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES. Operações de garantia da lei e da ordem. Disponível no endereço: http://mostratiradentes.com.br/. Acesso em: 05 de janeiro de 2017.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Operações de Garantia da Lei e da Ordem (2017)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.