fbpx

Orlando Dias (1923-2001)

Biografia

Adalto José Michiles, em arte conhecido como Orlando Dias, foi um cantor e ator brasileiro nascido em Recife (PE) no dia 1º de agosto de 1923.

No Rio de Janeiro, nos anos 1960, já com seu nome artístico, ganhou fama cantando músicas na linha do brega-romântico. Dias assumiu estilo próprio, ao interpretar teatralmente suas músicas, ajoelhando no palco e enxugando as lágrimas com um lenço branco. Seu estilo acabou influenciando muitos cantores como Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo, Cauby Peixoto e Reginaldo Rossi.

Teve breve participação no cinema, sendo sua estreia em 1966 no filme 007 ½ no Carnaval.

Faleceu no dia 11 de agosto de 2001, aos 78 anos de idade, no Rio de Janeiro, vítima de infarto.

Filmografia

1967 :: Carnaval Barra Limpa
1966 :: 007 ½ no Carnaval

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Orlando Dias. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/orlando-dias/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.