fbpx

Os Cariocas

Os Cariocas é um grupo musical formado em 1942 no Rio de Janeiro pelos irmãos paraenses Ismael de Araújo Silva Netto, o Ismael Netto (1925-1956) e Severino Araújo Silva Filho, o Severino Filho (1928-), depois completado pelos cariocas Emanuel Barbosa Furtado, o Badeco; Jorge Quartaroni, o Quartera; e Luiz Roberto.

Sua primeira participação no rádio acontece em 1945 no programa de Renato Murce, com as músicas If You Please e Run And Coca Cola. É considerado o maior grupo vocal brasileiro de todos os tempos, com passagens memoráveis nos EUA e incrível influência na Bossa Nova, movimento que ajuda a criar e participa efetivamente.

Estreiaram no cinema em 1948 no filme Poeira de Estrelas.

Seus maiores sucessos são Ela é Carioca e Minha Namorada. Estão em atividade até hoje, mas com poucos integrantes da formação original.

Filmografia

2017 :: Eu, Meu Pai e os Cariocas – 70 Anos de Música no Brasil
2003 – Apolônio Brasil, Campeão da Alegria
1964 – Copacabana Palace (The Girl Name) (Itália/França/Brasil) (interpretando Só Danço Samba)
1959 – Mistério da Ilha de Vênus
1952 – Barnabé tu és Meu
1949 – Estou Aí!
1948 – Poeira de Estrelas

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Os Cariocas. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/os-cariocas/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Os Cariocas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.