fbpx

Os Irmãos Roberto (2012)

Trailer

Sinopse

O filme apresenta a trajetória de Marcelo, Milton e Maurício Roberto, conhecidos como os Irmãos Roberto. Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reydi, os Irmãos Roberto recebem finalmente sua merecida retrospectiva.

O filme resgata todo um legado que inclui não só edifícios residenciais, mas uma vasta produção como o prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, é uma homenagem a estes três irmãos que se tornaram um referencial na historiografia arquitetônica mundial.

A partir dos depoimentos de diversos arquitetos contemporâneos, reavalia-se a sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia da classe média que embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem estar dos ocupantes, valores negligenciados pela visível padronização de estilos e materiais nas últimas décadas.

Produzido pela Tríplice Produções e dirigido por Ivana Mendes e Tiago Arakilian, o documentário foi selecionado para a programação do festival É Tudo Verdade 2012.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Os Irmãos Roberto (2012) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Ivana Mendes e Tiago Arakilian
Roteiro: Kika Serra
Assistente de Direção: Daniel de França
Produtora Associada: Malu Miranda
Produção Executiva: Ivana Mendes
Coordenador de Produção: Moisés Soares
Produtora de Base: Débora Gusmão
Direção de Produção: André Pereira
Assistente de Produção: Carolina Jessula
Direção de Fotografia: Tiago Arakilian
Montagem: Daniel de França
Edição de Som e mixagem: Bruno Maia
Técnico de Som: Maicon Barcellos
Designer: Carolina Jessula
Direção Musical: Yan França
Trilha Sonora Original: Yan França
Empresa Produtora: Tríplice Produções
Empresa Coprodutora: Titânio Produções

Bibliografia

Livros:

Internet:

ARCH DAILY. Cinema e Arquitetura: Estreia: Documentário – Os Irmãos Roberto. Disponível no endereço: https://www.archdaily.com.br/br/01-39687/cinema-e-arquitetura-estreia-documentario-os-irmaos-roberto
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Os Irmãos Roberto. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/os-irmaos-roberto/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.