fbpx

Os Militares da Democracia – os Militares que disseram Não (2014)

Filme

Sinopse

FOTO Os Militares da DemocraciaSob a direção de Silvio Tendler, a série traz as memórias repudiadas, sufocadas, despercebidas pelas novas gerações na sociedade brasileira, que pouco ou nada conhecem dos militares que lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964.

A série contribui para a transformação da Memória brasileira, democratizando-a ao narrar as trajetórias dos combatentes perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática; e que ainda hoje lutam por Justiça e reconhecimento na história de nosso país.

Episódio 1: “O DIA DO GOLPE”

Os antecedentes do Golpe Militar de 1964 narrados pelos que viveram os momentos de tensão decorridos entre 31 de março e 2 de abril, quando forças armadas provenientes de Minas Gerais se rebelaram contra o governo de João Goulart e o presidente parte para Porto Alegre.

Episódio 2: “O PRESIDENTE DECIDE NÃO RESISTIR”

O episódio narra o momento em que o Presidente João Goulart se reúne com chefes militares e o deputado Brizola, em Porto Alegre, para discutir a conveniência de resistir ao eminente Golpe de Estado. João Goulart manda cessar todos os atos de resistência e parte para São Borja. O episódio discute, ainda, sob vários pontos de vista, a validade da resistência ou não ao Golpe Militar.

Episódio 3: “A HISTÓRIA DOS GOLPES MILITARES E AS HISTÓRIAS DOS MILITARES LEGALISTAS”

O 3º episódio começa com a participação da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na II Guerra Mundial e mostra como as diferentes forças políticas conviviam nas Forças Armadas. O episódio expõe que antes de 1964 as Forças Armadas não eram um monolito reacionário hegemônico. Com a depuração das Forças Armadas ocorrida em 1964, alguns militares continuaram a resistência dentro e fora dos quartéis. Com isso, as famílias sofreram as consequências do engajamento dos militares legalistas.

Episódio 4: “OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER”

A resistência de alguns setores das Forças Armadas continua mesmo depois do Golpe Militar. O Episódio discute a resistência armada e a dita resistência política, mostrando como alguns suboficiais subalternos foram o grande celeiro da luta armada. Vemos, também, como o processo de tortura, praticado desde os primeiros momentos do Golpe de Estado, é intensificado pela Ditadura com o decorrer dos anos.

Episódio 5: “A HISTÓRIA NÃO TEM PONTO FINAL…”

50 anos depois de partir de Brasília em condições dramáticas, o corpo de João Goulart retorna a capital da República pela mesma base aérea de onde partiu. O episódio conta a história de militares que resistiram ao Golpe de Estado, de pessoas envolvidas na chamada Operação Condor e da Anistia, mostrando que os vencedores de ontem são os vencidos de hoje.

Ficha Técnica

Direção: Silvio Tendler

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Os Militares da Democracia – os Militares que disseram Não (2014)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.