fbpx

Os Últimos Cangaceiros (2013)

Trailer

Sinopse

POSTER Os Ultimos CangaceirosFilme documentário regata a história do Nordeste brasileiro; baseado na história de Duvinha e Moreno que são o último casal de cangaceiro vivos. É através deles que o diretor conta a história do cangaço brasileiro e consequentemente a de Lampião.

Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos, que cresceram acreditando que os pais se chamavam Jovina Maria da Conceição e José Antonio Souto, nomes falsos sob os quais haviam reconstruído suas vidas. Durvinha e Moreno fizeram parte do bando de Lampião, o mais controverso líder do cangaço. A verdade só é revelada quando Moreno, então com 95 anos, resolveu dividir com os filhos o peso das lembranças e reencontrar parentes vivos, entre eles seu primeiro filho, deixado aos cuidados de um padre, mais de cinco décadas antes.

Os Últimos Cangaceiros é um filme dirigido Wolney Oliveira. Em sua narfativa, o documentário lembra a trajetória do cangaço, um tipo de ‘banditismo social’ que ocorreu no Nordeste brasileiro, mais intensamente no início do século XX. O cenário era de extrema pobreza, violência e ausência de poder constituído.

Elenco

José Antonio Souto (Moreno)
Jovina Maria da Conceição (Durvinha)

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Os Últimos Cangaceiros que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Wolney Oliveira
Roteiro: Wolney Oliveira
Empresas Produtoras: Bucanero Filmes | Corte Seco Filmes
Distribuição: Imovision

Bibliografia

Livros:

LIMA, João de Sousa. Moreno e Durvalina: Sangue, Amor e Fuga no Cangaço. : , .

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.