fbpx

Osvaldão (2014)

Sinopse

POSTER OsvaldaoOsvaldão é um filme brasileiro em fase de produção que conta a história de Osvaldo Orlando da Costa, comandante da Guerrilha do Araguaia.

Os livros didáticos de história contam a trajetória do Brasil, da colonização à independência, da abolição da escravatura aos tempos modernos. Apesar de todo o conhecimento cultural e intelectual que transmitem às crianças e jovens, deixam para trás muitos personagens importantes, que merecem ter suas histórias exaltadas ou, no mínimo, contadas. Coincidência ou não, existem figuras negras emblemáticas que fazem parte da “lista dos esquecidos”. A ausência de registros nos livros escolares pode e deve ser compensada pela internet e por veículos segmentados como a Raça Brasil. Assim sendo, nas próximas páginas apresentaremos um sujeito que poucos conhecem, mas que foi um grande herói na luta contra a ditadura militar. Militante comunista e figura de destaque na Guerrilha do Araguaia, ocorrida entre o final da década de 1960 e o início dos anos 70, Osvaldo Orlando da Costa, ou Osvaldão, como era conhecido, até hoje é lembrado pelo povo local por sua compleição física, inteligência e bondade. Saiba mais sobre o herói negro contra a ditadura.

Ficha Técnica

Direção: Vandré Fernandes e Ana Petta, FABIO BARDELLA e ANDRÉ MICHILES
Roteiro: VANDRÉ FERNANDES
Fotografia: FABIO BARDELLA, ANDRÉ MICHILES
Montagem: ANDRÉ MICHILES, FABIO BARDELLA
Música: DANIEL ALTMAN
Empresa Produtora: Estrangeira Filmes

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.