fbpx

Oswaldo França Jr. (1936-1989)

Biografia

Oswaldo França Júnior, também conhecido como França Jr., foi um escritor brasileiro nascido no Serro, no Vale do Jequitinhonha, em 1936. Foi um dos mais lidos novelistas brasileiros dos anos 1960 aos 1980.

Oswaldo França Júnior ficou órfão de pai quando ainda era criança. Depois do segundo casamento da mãe, a família veio para Belo Horizonte. Moraram também em Sete Lagoas e Lagoa Santa. Como sempre sonhou em voar, estudou na Escola de Preparação de Cadetes do Ar, em Barbacena, e, em seguida, na Escola da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. Em 1958, já era cadete. No ano seguinte foi para Fortaleza, onde se especializou em aviação de combate. O golpe militar de 1964 o alcançou vivendo em Porto Alegre.

Como recusou, junto dos outros companheiros da Aeronáutica, a ordem para atacar o Palácio Piratini, na capital gaúcha, de onde o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, tentava comandar a resistência aos militares, França Júnior acabou sendo expulso das Forças Armadas, por subversão.

Sem a segurança da carreira militar, já casado e com filhos, nos primeiros tempos fora da caserna exerceu várias atividades para sobreviver e sustentar a família: teve carrinhos de pipoca, vendeu carros e trabalhou com imóveis.

Em 1965, com o incentivo de Rubem Braga, publicou O viúvo, com o qual deu início à carreira literária, que seria tragicamente interrompida quando, já romancista consagrado, morreu em acidente na BR-381, a Rodovia da Morte (então 262), próximo à cidade de João Monlevade, em 1989.

Para o cineasta Paulo Thiago, a cassação de França Júnior pelos militares talvez tenha sido o único caso no mundo em que a vítima acabou se dando bem. Foi a partir daí que começou a nascer o grande escritor, avalia o cineasta.

Imortalizado com o romance Jorge, um brasileiro, que venceu o Prêmio Walmap em 1967, o mais importante do Brasil à época, Oswaldo França Júnior ganhou em 2014 um documentário sobre sua vida e obra, dirigido por Denis Curi. A produção de 45 minutos tem trilha do compositor Andersen Viana e recupera momentos marcantes da trajetória do escritor, a partir de depoimentos de amigos, colegas de profissão e estudiosos de sua literatura.

Publicações

FRANÇA JUNIOR, Oswaldo. De ouro e da Amazônia. : , 1989.
______. No fundo das águas. : , 1987.
______. Recordações de amar em Cuba. : , 1986.
______. As laranjas iguais. : , 1985.
______. O passo-bandeira (Uma história de aviadores). : , 1984.
______. À procura de motivos. : , 1982.
______. Aqui e em outros lugares. : , 1980.
______. As lembranças de Eliana. : , 1978.
______. Os dois irmãos. : , 1976.
______. A volta para Marilda. : , 1974.
______. O homem de macacão. : , 1972.
______. Um dia no Rio. : , 1969.
______. Jorge, um brasileiro. : , 1967.
______. O viúvo. : , 1965.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Oswaldo França Jr. (1936-1989)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.