Oswaldo Sampaio
Osvaldo Sampaio é um cineasta e roteirista brasileiro nascido em São Paulo, capital. Estudou no Ginásio de São Bento, Mackenzie Colege, até o terceiro ano de arquitetura.
Em 1930, entra para o Teatro, viajando como cenógrafo na Companhia de Revista Otília Amorim-Nino Nello, para Porto Alegre. Como cenógrafo trabalha na Companhia Brasileira de Comédia, Companhia Renato Viana. Em 1936 entra para a Companhia Procópio Ferreira, onde durante doze anos exerce as funções de cenógrafo, contra-regra e diretor-de-cena. Em 1939, com Paschoal Carlos Magno, participa do Teatro do Estudante montando, como cenógrafo e figurinista, as peças Leonor de Mendonça, de Gonçalves Dias, e Os Romanescos, de Rostand, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em 1942, retira-se do teatro a pedido do escritor Monteiro Lobato, a fim de assumir a direção (gerência) da Livraria Monteiro Lobato e Brasiliense. Funda uma firma editora, A Flama, onde publica Thomas Mann, Steinbeck, George Fink, B. Traven e outros. De volta ao Teatro, trabalha na Companhia de Procópio Ferreira até 1950, quando é convidado por Alberto Cavalcanti e contratado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz.
Na citada Companhia, passa por todos os departamentos técnicos da mesma, tanto no setor de filmagem como nos de montagem e sala-de-som. Escreve o roteiro de Tico-Tico no Fubá: estréia na direção, como assistente de Adolfo Celi.
Em 1953, escreveu o roteiro de Sinhá Moça, que co-dirige juntamente com Tom Payne. Encerrada a fase daCompanhia Cinematográfica Vera Cruz, em 1953, em 1956 escreve, produz e dirige o filme A Estrada.
Em 1958, escreve e dirige O Preço da Vitória, um filme que se torna padrão, na injunção econômica da cinematografia nacional. O filme é feito em 45 dias, na rua, dispensando o aparelhamento técnico e grande aparato dos estúdios.
:: Filmografia como Diretor ::
1971 :: A Marcha
1959 :: O Preço da Vitória
1956 :: A Estrada
1953 :: Sinhá Moça
:: Filmografia como Roteirista ::
1959 :: O Preço da Vitória
1956 :: A Estrada
1953 :: Sinhá Moça
1952 :: Tico-Tico no Fubá
Um comentário em “Oswaldo Sampaio”