fbpx

Oswaldo Sampaio

Biografia

Osvaldo Sampaio é um cineasta e roteirista brasileiro nascido em São Paulo, capital. Estudou no Ginásio de São Bento, Mackenzie Colege, até o terceiro ano de arquitetura.

Em 1930, entra para o Teatro, viajando como cenógrafo na Companhia de Revista Otília Amorim-Nino Nello, para Porto Alegre. Como cenógrafo trabalha na Companhia Brasileira de Comédia, Companhia Renato Viana. Em 1936 entra para a Companhia Procópio Ferreira, onde durante doze anos exerce as funções de cenógrafo, contra-regra e diretor-de-cena. Em 1939, com Paschoal Carlos Magno, participa do Teatro do Estudante montando, como cenógrafo e figurinista, as peças Leonor de Mendonça, de Gonçalves Dias, e Os Romanescos, de Rostand, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 1942, retira-se do teatro a pedido do escritor Monteiro Lobato, a fim de assumir a direção (gerência) da Livraria Monteiro Lobato e Brasiliense. Funda uma firma editora, A Flama, onde publica Thomas Mann, Steinbeck, George Fink, B. Traven e outros. De volta ao Teatro, trabalha na Companhia de Procópio Ferreira até 1950, quando é convidado por Alberto Cavalcanti e contratado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Na citada Companhia, passa por todos os departamentos técnicos da mesma, tanto no setor de filmagem como nos de montagem e sala-de-som. Escreve o roteiro de Tico-Tico no Fubá: estréia na direção, como assistente de Adolfo Celi.

Em 1953, escreveu o roteiro de Sinhá Moça, que co-dirige juntamente com Tom Payne. Encerrada a fase daCompanhia Cinematográfica Vera Cruz, em 1953, em 1956 escreve, produz e dirige o filme A Estrada.

Em 1958, escreve e dirige O Preço da Vitória, um filme que se torna padrão, na injunção econômica da cinematografia nacional. O filme é feito em 45 dias, na rua, dispensando o aparelhamento técnico e grande aparato dos estúdios.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

1971 :: A Marcha
1959 :: O Preço da Vitória
1956 :: A Estrada
1953 :: Sinhá Moça

:: Filmografia como Roteirista ::

1959 :: O Preço da Vitória
1956 :: A Estrada
1953 :: Sinhá Moça
1952 :: Tico-Tico no Fubá

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Oswaldo Sampaio

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.