fbpx

Otelo Zeloni (1921-1973)

Biografia

Otello Zeloni, também grafado como Otelo Zeloni, foi um ator ítalo-brasileiro, nascido em Roma, na Itália, no dia 26 de novembro de 1921. Faleceu na cidade de São Paulo (SP) no dia 29 de dezembro de 1973.

Aos vinte anos, foi convocado para a II Guerra Mundial pela FAI (Forza Aerea Italiana) como piloto-aviador e após anos de guerra e dois acidentes, conseguiu fugir do front, em 1943, na garupa de um motociclista.

Vindo para a América do Sul, começou a negociar filmes italianos, conhecendo assim pessoas da área do cinema na Argentina e posteriormente no Brasil, onde se radicou em meados de 1947. Iniciou como radio-ator (sempre com forte sotaque italiano), mas foi no Teatro de Revista que começou com cenas cômicas, nas companhias de Teatro como Walter Pinto e Carlos Machado. Em 1957, casou-se com Marize Sobral, com quem teve 3 filhas.

Atuou em dezenas de filmes e peças de teatro, como Os Ossos do Barão. Na televisão, atuou em programas como “Família Trapo” (1967 a 1971), Dom Camilo e os Cabeludos, Zeloni Forno e Fogão, primeiro programa de culinária protagonizado por um homem e onde fazia comerciais ao vivo. Estava participando da telenovela O Conde Zebra, na TV Tupi, quando morreu vitimado por um tumor cerebral.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Otelo Zeloni (1921-1973)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.