fbpx

Pablo Villaça

Biografia

FOTO Pablo Villaca 01Pablo Villaça é um crítico cinematográfico brasileiro, nascido em 18 de Setembro de 1974.

É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. É crítico de cinema desde 1994.

Colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema e Replicante, e é atualmente colaborador do quadro Ponto Crítico da revista Set. Também é professor de Linguagem & Crítica Cinematográficas.

Em 2001, obteve o prêmio teatral SESC-SATED na categoria “Melhor Texto Adaptado”. Foi apresentador e roteirista do programa Cinema em Cena, que foi ao ar durante dois anos (2000-2001) pela TV Horizonte.

Em 2002 tornou-se o único membro latino-americano da Online Film Critics Society. Publicou colunas em inglês no site Hollywood Elsewhere e atualmente colabora com o “Movie City News”, além de ser o único brasileiro a ser citado pelo Rotten Tomatoes, o mais famoso portal de crítica cinematográfica da internet.

No ano de 2005 lançou seu primeiro livro, Helvécio Ratton: o Cinema Além das Montanhas, uma biografia do cineasta Helvécio Ratton.

Em 2007, foi o único profissional estrangeiro, entre 15 convidados, a participar em Nova York de um seminário sobre Crítica de Cinema promovido pelo The New York Times e pelo Museum of the Moving Image.

Também dirigiu e escreveu o curta-metragem A Ética.

Filmografia

:: A Ética

Livros Publicados

VILLAÇA, Pablo. Helvécio Ratton: o Cinema Além das Montanhas. São Paulo: Imprensa Oficial / IMESP, 2005. 440p

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.