fbpx

Pampulha ou A invenção do Mar de Minas (2005)

Sinopse

Filme documental de Oswaldo Caldeira sobre a história da construção do complexo arquitetônico da Pampulha na cidade de Belo Horizonte (MG).

Em 1934, Niermeyer forma-se na Escola Nacional de Belas Artes e começa a trabalhar com Lúcio Costa. Dois anos após, outra grande oportunidade: trabalha com o arquiteto franco-suíço Le Corbusier no projeto e construção do Edifício Capanema (que seria sede do Ministério da Educação e Saúde), que o influenciou muitíssimo.

Graças a seu talento inovador, houve o encontro de Oscar Niemeyer com o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, foi determinante.

Ali começa sua primeira grande intervenção urbana: o conjunto da Pampulha, na década de 40. Niemeyer modernizou Belo Horizonte com um conjunto de obras, muitas das quais polêmicas na época.

Fazem parte do conjunto a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Os jardins de Burle Marx, a pintura de Portinari e as esculturas de Ceschiatti e José Pedrosa completam e valorizam o projeto concebido para a Lagoa.

Anos mais tarde o desafio é a construção da capital federal, Brasília. Foram inúmeros monumentos e em tudo vê-se a busca da “invenção da beleza e da poesia” através do concreto.

Elenco

Rodolfo Bottino
Oscar Niemeyer
Ângelo Oswaldo
Oswaldo Caldeira

Ficha Técnica

Direção: Oswaldo Caldeira
Roteiro: Oswaldo Caldeira
Produção: Paula Martinez Mello
Empresa Produtora: Oswaldo Caldeira Produções Cinematográficas
Música: Oswaldo Caldeira
Direção da Fotografia: Antônio Luiz Mendes
Montagem: Paula Martinez Mello

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.