fbpx

Paratodos (2016)

POSTER ParatodosDocumentário que acompanha, de 2013 a 2016, quatro equipes paralímpicas: natação, atletismo, canoagem e futebol.

Se você olhar para o que uma pessoa pode fazer, em vez do que ela não consegue fazer, a perspectiva muda e perde-se a visão de coitadinho.

É partindo desta premissa que Paratodos mergulha no cotidiano de alguns dos principais atletas paralímpicos brasileiros (Fernando Fernandes, Alan Fonteles, Daniel Dias, Terezinha Guilhermina, entre outros) para investigar os bastidores do esporte de alta performance, e ao mesmo tempo discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

O filme acompanha o cotidiano das equipes de 4 modalidades nos duros treinamentos e principais competições, registrando com sensibilidade seu dia a dia na luta por vitórias, recordes e medalhas.

Esses atletas levantam e emocionam plateias mundo afora, e também despertam a para um tema urgente: a necessidade de ampliar o diálogo sobre inclusão e mobilidade da pessoa com deficiência na sociedade brasileira.

Paratodos foi lançado nos cinemas em 2016 e, depois, foi exibido também em um circuito especial de escolas públicas, além das plataformas de streaming.

Em seu lançamento, o filme contou ainda com um material especial com foco em inclusão e mobilidade da pessoa com deficiência, produzido em parceria com organizações sociais.

Elenco

Fernando Fernandes
Alan Fonteles
Daniel Dias
Terezinha Guilhermina

entre outros atletas.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Paratodos (2016) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Marcelo Mesquita
Roteiro: Peppe Siffredi
Produção: Marcelo Mesquita, Peppe Siffredi, René Sampaio, Raphael Bottino, Mariana Youssef
Montagem: Felipe Lacerda, Jair Peres, Daniel Grinspum
Música: Marcelo Yuka, Fabio Góes, Tami Belfer
Mobilização: Taturana Mobilização Social
Empresa Produtora: Sala 12 Filmes
Co-Produção: Barry Company
Distribuição: O2 Play

Bibliografia

Internet:

FACEBOOK. Paratodos. Disponível no endereço: https://www.facebook.com/paratodosofilme/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Paratodos. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/paratodos/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.