fbpx

Pátio (1959)

Sinopse

Primeiro filme de Glauber Rocha, curta metragem experimental com 11 minutos de duração, rodado na Bahia. Num terraço de azulejos em forma de xadrez, um rapaz e uma moça. Esses dois personagens evoluem lentamente: se tocam, rolam no chão, se distanciam, se olham. Belos planos de mãos e rostos são montados em alternância com planos de vegetação tropical e do mar.

Já nesse primeiro filme podemos discernir alguns traços específicos do cineasta: forte presença da natureza, tratamento do espaço e enquadramento.

Foi pré-montado e exibido em versão muda em 1958, razão pela qual a maioria das filmografias registra o filme como sendo de 1958.

Elenco

Helena Ignez
Solon Barreto

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Pátio (1959) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Diretor: Glauber Rocha
Argumento: Glauber Rocha
Roteirista: Glauber Rocha
Fotógrafos: José Ribamar de Almeida e Luiz Paulino dos Santos
Montagem: Souza Jr.
Música: Concreta (tema central: “Sinfonia para um Homem Só” de Pierre Henry e Pierre Schaeffer)

Curta-metragem | preto e branco | 11 min. | 120 metros | Bahia | 1959

Locações: Salvador (Ba)

Bibliografia

Livros:

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004. 409 p..

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.