fbpx

Patrícia Araújo (1982-2019)

Biografia

Patrícia Araújo foi uma atriz transexual brasileira nascida na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, no dia 11 de março de 1982.

Nascida em uma família de classe média-baixa, Patrícia teve uma infância difícil. Aos doze anos, beijou um colega de classe dentro da escola pública onde estudava. Esse fato gerou boatos, que chegaram a diretoria da escola, e passou a ser perseguida pela orientadora. Achando que a intenção da funcionária era apenas lhe ajudar, confessou que era homossexual. Resultado: foi expulsa da escola, ainda na sétima série, em 1997.

Após o incidente, Patrícia confessou aos pais (o segurança Severino Araújo, e a dona-de-casa Terezinha Araújo, ambos evangélicos) que se enxergava como mulher, que não se via como homem e que sentia atração por rapazes. Seu irmão mais velho, cujo nome ela não divulga, exigia que ela fosse expulsa também de casa, mas seus pais a apoiaram.

Patrícia passou a se vestir como mulher, e orientada por uma travesti que morava perto de sua casa, passou a tomar hormônios para se transformar. Aos quinze anos de idade, se casou com um homem vinte anos mais velho e foi morar em São Paulo.

O relacionamento durou quatro anos e, logo após seu término, Patrícia voltou para o Rio de Janeiro para fazer supletivo e concluir o ensino médio. Não encontrando trabalho, passou a se prostituir, primeiramente no Brasil e posteriormente na Itália, usando o nome de Patricia Chantily.

Destaque do Fashion Rio em 2009, Patrícia Araújo foi eleita Musa do Camarote da Marquês de Sapucaí.

Em 2012, ficou nacionalmente conhecida por atuar na novela de Gloria Perez Salve Jorge, produzida e exibida pela Rede Globo, em que interpretava uma das vítimas do tráfico de mulheres na Turquia.

No cinema, destacou-se por participar do filme O Vendedor de Sonhos.

Faleceu precocemente, aos 37 anos, no dia 06 de julho de 2019, em um hospital carioca onde estava internada há dez dias. Sofria de um quadro de depressão.

Bibliografia

Internet:

JORNAL DO BRASIL. Atriz de ‘Salve Jorge’ morre aos 37 anos após quadro de depressão. Disponível no endereço: https://www.jb.com.br/cultura/2019/07/1008966-atriz-de–salve-jorge–morre-aos-37-anos-apos-quadro-de-depressao.html

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.