fbpx

Patrícia Durães

Biografia

Patrícia Varela Durães, mais conhecida como Patrícia Durães, é uma empresária brasileira do setor da exibição, educadora e musicista nascida em Belo Horizonte (MG) em 1957.

Em 1985, ao lado de Adhemar de Oliveira e Eliane Monteiro, criou o Cineclube Escola no Cinema, projeto de formação de público que atende escolas públicas e particulares, no Rio de Janeiro. Em 1993, levou o projeto para São Paulo e, atualmente, leva a programação do Projeto Escola no Cinema para outras cidades do país, como Santo André, Juiz de Fora, Porto Alegre e Brasília.

Em 1998, tornou-se sócia de Adhemar de Oliveira em diversos empreendimentos de cinema, entre eles do Circuito Cinearte e do Circuito Espaço, com salas em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Juiz de Fora (Espaço de Cinema Juiz de Fora), Curitiba e Porto Alegre. No ano seguinte, tornou-se sócia também da distribuidora paulista Mais Filmes, ao lado de Adhemar de Oliveira, Leon Cakoff, Renata Almeida e Eliane Monteiro.

Em 2001, criou o projeto Clube do Professor, no Unibanco Arteplex, que visa ampliar o repertório cinematográfico dos educadores. Desde 2002, colabora com a Mostra de São Paulo, prestando consultoria ao Festival da Juventude, uma seleção de filmes para alunos do colegial.

Bibliografia

Livros:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.