fbpx

Patrícya Travassos

Biografia

Patrícia de Rezende Travassos, em arte conhecida como Patrícia Travassos ou ainda Patricya Travassos, é uma atriz, roteirista, escritora, compositora e apresentadora de tv brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 01 de maio de 1955.

Desde criança já tinha vontade e vocação para atriz, porém, sem o incentivo da família, que queria que ela seguisse outros caminhos. Fez curso de teatro no Tablado, mas de forma esporádica. Na adolescência, frequentou cursos de teatro, mas só como hobby, já que pensava em fazer medicina ou geologia.

Aos 18 anos, para de estudar, foi morar em Nova York. De volta, fez de tudo um pouco para sobreviver. O teatro apareceu aí definitivamente em sua vida quando completou 22 anos, com o pessoal do Asdrúbal Trouxe o Trombone, grupo que ficou à margem do processo político, mas encontrou na esculhambação uma maneira de cutucar o regime vigente da época. O Asdrúbal ensinou Patrícia a fazer de tudo, desde a produção, o cenário e as roupas.

Na televisão, estreia em 1987 na novela Brega & Chique, depois Amazônia (1991), A Próxima Vítima (1995), As Filhas da Mãe (2001), A Lua me Disse (2005), como Geórgia; e Minha Nada Mole Vida (2007), como Lívia.

Depois de muitos anos na TV Globo, transfere-se para a TV Record para estrelar Caminhos do Coração, no papel de Irma.

Como compositora, divide letras de músicas da banda Blitz, como Bete Frígida.

É também autora de roteiros de séries de sucesso na TV, como Armação Ilimitada e TV Pirata, mas considera ser atriz sua melhor vocação.

Estreou no cinema em 1982, no filme O Segredo da Múmia.

Foi casada com o diretor Euclydes Marinho, com quem tem um filho chamado Nicolau. Depois casou-se com o cantor/compositor/ator Evandro Mesquita. Em 1995, começou a namorar o produtor polonês Diduche Worcman, com quem se casou em 1997 (mas que faleceu em 2004). Em 2005, começou a namorar e se casou com o produtor musical Liminha, permanecendo com ele até 2009.

A atriz mudou seu nome de Patrícia Travassos para Patrícya Travassos, por sua numerologia.

Filmografia

:: Filmografia como Atriz ::

2020 :: Incompatível
2019 :: Minha Mãe é uma Peça 3
2018 :: Mulheres Alteradas
2018 :: Incompatível …. Helena
2016 :: TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva …. Lídia Khalil
2016 :: Minha Mãe é uma peça 2
2007 :: Podecrer!
2006 :: Xuxa Gêmeas
1998 :: A Hora Mágica
1989 :: Lili – A Estrela do Crime
1988 :: O Mentiroso
1982 :: O Segredo da Múmia

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Patrícia Travassos. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/patricia-travassos/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

2 comentários sobre “Patrícya Travassos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.