fbpx

Paula Braun

Biografia

Paula Braun é uma atriz brasileira nascida em Blumenau, Santa Catarina, no dia 25 de abril no ano de 1979.

Começou no meio artístico na mais tenra infância, quando já se envolvia em representações teatrais feitas na escola. Foi aos 13 anos de idade, ainda em sua cidade natal, trabalhando numa peça que se chamava Vedor que que ela descobriu que amava representar e então nunca mais se afastou deste meio artístico. Desde então ela tem participado de diversos projetos e produções.

A partir de 1997, passou a alternar as funções de apresentadora e repórter dos programas Universo Pesquisa e Vale Cultural, pelo FURB TV de Blumenau e TVE Nacional. Faz comerciais publicitários para Telemar, Banco do Brasil, Telefônica, etc.

Já morando no Rio de Janeiro, estreou no cinema em 2003, numa pequena ponta no filme Nina, depois participou da produção catarinense Outra Memória, até se consagrar em O Cheiro do Ralo (2006), ao lado de Selton Mello, um produção de Heitor Dhalia para o Cinema Brasileiro. A história do filme foi uma adaptação de um romance escrito por Lourenço Mutarelli e se trata de um intenso jogo que envolve O Valor do Dinheiro e o poder que ele confere a um homem aparentemente insensível, que tem seu foco em uma loja onde vários tipos de pessoas, em sua grande maioria desesperadas, vem oferecer qualquer coisa que possuam em troca de dinheiro.

Eis que surge diante dele a personagem de Paula Braun, uma garçonete, então ele se apaixona pela sua bunda e muitas coisas começam a mudar. Voltamos a velha pergunta: Dinheiro Trás Felicidade? É uma questão interessante, depende do que é a felicidade para cada um de nós, mas o filme aborda muitos aspectos, a trama envolve emoções ligadas solidão, obsessão e poder. Daí surge a cena hilária onde o ator Selton Mello beija a bunda da atriz Paula Braun, aliás uma cena que marca o filme, pois que se torna o objeto central do desejo do personagem de Selton, e torna o bumbum da atriz muito famoso, um dos mais desejáveis do nosso país.

Esse trabalho rendeu muitos comentários na mídia e fora dela, o que prova que não foi fácil ser profissional e conviver com a critica, mas Paula Braun não se permitiu rotular e teve uma respeitável filmografia que não deixou duvidas a cerca de seu profissionalismo, ela se tornou muito mais conhecida por este episódio do filme, pois a mídia supervalorizou a cena, mas isto não lhe atrapalhou em nada, pelo contrário, só fez crescer seu desejo de trabalhar em outros bons filmes, de assumir novos desafios e ser aberta a novas possibilidades. Sendo assim ela fez parte do elenco do longa Amanhã nunca mais, ao lado de Lázaro Ramos.

O teatro ainda está em sua rotina de trabalho, pois foi ele que lhe motivou e a transformou na atriz que ela é. Hoje, com mais de uma dezena de peças no currículo, destacam-se Muito Barulho por Nada (1997), Otto Lara Rezende ou Bonitinha mas Ordinária (2000), A Parte Doente (2006), etc.

Em 2007, participou do humorístico O Sistema, pela TV Globo, como Ivone, e Tudo Novo de Novo (2009), como Lorena. Também produtora, Paula despontou como grande talento brasileiro.

É uma mulher bonita e jovem que se tornou uma excelente produtora brasileira, e atua também como atriz, reside na cidade do Rio de Janeiro onde se encontra constantemente envolvida em muitos trabalhos, especialmente ligados ao cinema e ao teatro.

Filmografia

2011 :: Amanhã nunca mais
2010 :: Bollywood Dream – O sonho bollywoodiano (Brasil/Índia/EUA)
2009 :: Vida de Balconista
2008 :: Maridos, Amantes e Pisantes (CM)
2006 :: O Cheiro do Ralo
2006 :: Outra Memória
2004 :: Nina

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Paula Braun. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/paula-braun/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Paula Braun

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.