fbpx

Paulo Machline

Paulo Machline é um cineasta e produtor de cinema e televisão brasileiro nascido em 1973. Iniciou sua carreira em 1989, trabalhando como assistente de direção em filmes publicitários.

Em 1994, começou a atuar como diretor. Em 1998, dirigiu e produziu seu primeiro curta-metragem, Uma História do Futebol, pelo qual recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais incluindo uma indicação ao Oscar 2001. Dirigiu capítulos da série de TV francesa Petits Mythes Urbains, co-produção entre Universal Pictures e Gaumont Television. Entre 2002 e 2004, co-produziu o longa-metragem Deus Jr., de Mauro Lima, e dois documentários. No premiado Filhos do Samba, foi também responsável pelo roteiro e edição. Em 2008, filmou Natimorto (2011), seu primeiro longa de ficção adaptado do livro homônimo de Lourenço Mutarelli e lançado no Festival do Rio 2009.

Em 2009, seu principal projeto foi a direção do segundo longa-metragem de ficção de sua carreira: A Raça Síntese de Joãosinho Trinta, sobre a vida carnavalesco Joãosinho Trinta, produzido pela Primo Filmes.

Em 2013, dirigiu quatro episódios da série PSI, exibida pela HBO.

Vive e trabalha em São Paulo, onde desenvolve e executa projetos de longas, documentários e TV.​

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2016 :: O Filho Eterno
2013 :: Trinta – O Filme
2011 :: Natimorto
2009 :: A Raça Síntese de Joãosinho Trinta
1998 :: Uma História do Futebol

:: Filmografia como Roteiro ::

2013 :: Trinta – O Filme
2009 :: A Raça Síntese de Joãosinho Trinta
1998 :: Uma História do Futebol

:: Filmografia como Produtor ::

2013 :: Trinta – O Filme
2009 :: A Raça Síntese de Joãosinho Trinta
:: Deus Jr.
1998 :: Uma História do Futebol

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Paulo Machline. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/paulo-machline/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Paulo Machline

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.