Paulo Sá Pinto (1912-1991)
Paulo Barreto de Sá Pinto, mais conhecido como Paulo Sá Pinto, foi um empresário do setor de exibição cinematográfica brasileiro nascido na cidade de Santos Dumont (MG) no ano de 1912. Faleceu em São Paulo no dia 24 de janeiro de 1991.
No início da década de 1940, ele fundou junto com mais dois sócios a Empresa Cinematográfica Paulista, que mais tarde se tornaria uma das principais do ramo da exibição em São Paulo, competindo nessa cidade com o circuito da Empresa Cinematográfica Serrador, do empresário espanhol Francisco Serrador. Dentre os cinemas do seu circuito paulistanos, estavam os cines Ritz (1943), Cine Marabá (1945), Cine República (1952), Cine Olido (1957), Comodoro Cinerama (1959) e Cine Ouro(1966).
No final dos anos quarenta, fundou com outros dois sócios a Empresa Cinematográfica Sul e constituiu novo circuito nas cidades de Curitiba e Porto Alegre.
Sá Pinto faleceu em São Paulo no dia 24 de janeiro de 1991, vitimado por insuficiência respiratória decorrente de um câncer que tinha no pulmão. Apesar de gravemente doente, desde em outubro de 1990 já havia sofrido uma crise e sido internado, manteve-se rijo, no comando de suas empresas – a Cinematográfica Sul e a Cinematográfica Paulista, além de associado a vários outros empreendimentos e a Art Filmes – despachando em seu gabinete na Avenida São João, com sua fiel secretária, Dona Lourdes Peixoto, que o acompanhou por mais de 30 anos.
Livros:
BARBOSA, Leticia. BRITZ, Iafa; DIAS, Adriana. Film business: O negócio do cinema. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2010.
Internet:
TABLOIDE DIGITAL – ARAMIS MILLARCH. http://www.millarch.org/artigo/o-continuismo-de-macedo-faz-guerra-nos-cinemas/
TABLOIDE DIGITAL – ARAMIS MILLARCH. http://www.millarch.org/artigo/morte-de-paulo-sa-pinto-o-que-modernizou-nossos-cinemas/
WIKIPEDIA – A ECICLOPEDIA LIVRE. https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_S%C3%A1_Pinto/