fbpx

Pedro Brício

Biografia

Pedro Brício de Paiva Cortes, em arte conhecido por Pedro Brício, é um ator, dramaturgo e diretor de teatro brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 28 de julho de 1972. É graduado em Cinema pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e mestre em Teatro pela UniRio. Cursou também na Desmond Jones School of Mime (Londres), na Scuola Internazionalle dell’atore Comico (Italia) e na École Philippe Gaulier (Londres).

Iniciou sua carreira artística como ator teatral. Em 1995, estreou na televisão, na minissérie Engraçadinha… Seus Amores e seus Pecados, como Rodolfo, e no cinema em 1997 no curta Vox Populi.

No teatro, encenou textos de Samuel Beckett, Edward Albee, Rafael Spregelburd, Patricia Melo e Hilda Hilst.

A partir dos anos 1990, destacou-se como diretor e dramaturgo, conquistando diversos prêmios como Questão de Crítica, Contigo e APCA, e, em especial, o Shell de Melhor Autor em 2006, pelo espetáculo A Incrível Confeitaria do Sr. Pellica.

No cinema, seu primeiro longa foi A Falta que nos Move, em 2009.

Eventualmente participa de novelas como ator, destacando-se Andando nas Nuvens (1999), Desejos de Mulher (2002), Pé na Jaca (2007), Beleza Pura (2008), etc.

Filmografia

2018 :: O Paciente …. Patologista
2014 :: O Fim e os Meios
2014 :: Muitos homens num só
2009 :: A Falta que nos Move
1997 :: Vox Populi (CM)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Pedro Brício. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/pedro-bricio/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.