fbpx

Pedro Camargo (1941-2015)

Biografia

FOTO Pedro CamargoPedro Geraldo Camargo Rocha, em arte conhecido como Pedro Camargo, foi um cineasta, Professor, Letrista, Pianista e Ator brasileiro nascido no dia 08 de abril de 1941. Trabalhou em cinema e televisão, escrevendo e produzindo especiais e minisséries para a televisão. Como publicitário, integrou os quadros das agências OBRA (Organização Brasileira de Rádio), Denison Propaganda e McCann-Erickson Publicidade, trabalhando como redator, diretor de comerciais e compositor de jingles.

Entre 1949 e 1952, estudou piano com Vera Bertucci, Nise Obino e Lúcia Branco.

Em 1960, freqüentou os seminários de dramaturgia do Teatro de Arena. Por essa época, integrou o elenco do Teatro Jovem no Rio de Janeiro. Em 1966, passou a integrar o quadro da American Society of Composers and Publishers (ASCAP).

Dirigiu cinco filmes de longa-metragem, entre eles Os Primeiros Momentos, Amor e Traição e alguns curtas-metragens, tendo sido contemplado com prêmios e menções honrosas no Brasil e no exterior.

Ministrou cursos de iniciação de cinema e foi o criador da primeira oficina de formação de atores para o cinema no Brasil. Como professor, lecionou o curso Introdução ao Cinema, no Departamento de Comunicação da PUC-Rio, e Interpretação para Cinema, no Curso de Formação de Atores da Faculdade da Cidade.

Também atuou como professor de Análise de Filmes e Prática Cinematográfica no Curso de Graduação em Cinema da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e na PUC-Rio.

Publicou, pela Editora Nova Era/Record, “Iniciação ao tarô”, também traduzido para o espanhol. Trabalhou como Diretor Editorial da versão brasileira da revista Ano Zero.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

1979 :: Amor e Traição
1973 :: Os Primeiros Momentos
1972 :: Eu Transo… Ela Transa
1970 :: Estranho triângulo
1967 :: Primeira experiência

:: Filmografia como Roteirista ::

1973 :: Os Primeiros Momentos
1972 :: Eu Transo… Ela Transa

:: Filmografia como Ator ::

1971 :: Em Família

:: Filmografia como Assistente de Direção ::

1968 :: Massacre no Supermercado

Bibliografia

Livros

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso – Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D.

Internet:

IKEDA, Marcelo. Quem é Pedro Camargo?. Disponível no endereço: http://www.curtaocurta.com.br/estacio2.asp. Acessado em: 26 de novembro de 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.