fbpx

Pedro Merege Filho

Biografia

Pedro Merege Filho é um cineasta, diretor de fotografia e montador brasileiro nascido em Itapeva (SP) em 03 de fevereiro de 1957.

Morando em Curitiba, passa a freqüentar a cinemateca e interessa-se particularmente por cursos de cinema ligados a fotografia e montagem. Faz experiências em Super-8. Em 1979 dirige seu primeiro filme, o curta experimental Morfeu e Minerva, uma experiência underground sobre um estranho relacionamento, o que lhe causa alguns problemas com a censura. Forma-se engenheiro cartográfico pela UFPR em 1982.

Além de diretor, revela-se fotógrafo e montador. Monta seu primeiro filme em 1979, A Margem de Belém, de F. A. Santos, sendo seu principal trabalho nessa área o longa Guerra do Pente, em 1985, direção de Nivaldo Lopes.

A partir dos anos 1990, dedica-se a cartografia no Nordeste e Argentina, sendo empresário e professor na UFPR, abandonando o cinema.

Filmografia

1979-Morfeu e Minerva (CM) (dir.); 1980-Desenhos de Rones Dumke (CM); Mostra de Gravura (CM); Sonatas de Natal (CM) (dir.); TV WC (CM); 1982-Cabedal (CM) (dir., fot.) (cofot. Ivan Bittencourt); Cicatrizes (CM);

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.