fbpx

Pedro Pablo Lazzarini

Biografia

Pedro Pablo Lazzarini é um diretor de fotografia nascido em Buenos Aires, na Argentina, em 26 de novembro de 1943.

Iniciou sua carreira junto ao cineasta e diretor de fotografia Juan José Stagnaro. Faz sua estreia em 1970 como seu assistente no longa Juan Lamaglia y Señora, direção de Raul de la Torre, vencedor do prêmio Opera Prima do festival de Mardel Plata. Toda sua experiência inicial se faz no cinema publicitário. Seu primeiro filmecomodiretordefotografiaé Las dos Culpas de Bettina (1972), direção de Ignacio Tankel. Em 1972 chega ao Brasil, contratado como diretor de fotografia efetivo pela produtora de comerciais Zodíaco Filmes, sediada no Rio de Janeiro. Em 1978 naturaliza-se brasileiro e assina a fotografia de seu primeiro filme em nossas terras, o documentário curto A Banda da Pedra de Guaratiba, direção de José Maria Bezerril.

No início dos anos 1980, mudou-se para São Paulo e assina a fotografia de seu primeiro longa, o musical-sertanejo Fuscão Preto (1983), de Jeremias Moreira Filho. Uniu-se ao cineasta paulista Ugo Giorgetti, trabalhando em vários de seus filmes como Jogo Duro (1985), O Príncipe (2002) e Boleiros 2 (2006).

No cinema publicitário, realiza mais de 1500 comerciais, sendo premiado por diversas vezes como a melhor fotografia pelo prêmio Colunistas. Desde 2001 é presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual do Estado de São Paulo (Sindcine). Lazzarini, além de ser humano espetacular, é profundo conhecedor de seu ofício e transfere parte de seu conhecimento aos jovens, futuros cineastas ou fotógrafos, em oficinas e workshops por todo o Brasil, sendo respeitado e querido por toda classe cinematográfica brasileira.

Filmografia

1972-Las dos Culpas de Bettina (Argentina); 1978- A Banda da Pedra de Guaratiba (CM); 1982- Fuscão Preto; 1985- Jogo Duro; 2000- Uma Outra Cidade; 2002-O Príncipe; 2006- Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos (cofot. Rodolfo Sanchez).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.