fbpx

Pery Ribas (1904-1979)

Biografia

Pery Rodrigues Ribas, em arte mais conhecido comoPery Ribas, foi um ator brasileiro nascido em Pelotas (RS) no dia 26 de junho de 1904.

Jovem ainda, já preocupa-se em documentar tudo que se relacione com cinema, inclusive o brasileiro, tendo reunido um apreciável acervo de documentos. Começou a carreira jornalística colaborando com os jornais O Libertador, O Estado do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre.

Em 1932, vai para o Rio de Janeiro, convidado por Adhemar Gonzaga, onde passou a escrever para a revista Cinearte, seguindo-se depois O Cruzeiro, A Cena Muda e para os jornais O Globo, Diário da Noite, Gazeta de Notícias, etc. Participou de alguns filmes, destacando-se Ganga Bruta (1933) e Alô, Alô, Carnaval (1936).

De volta à sua terra natal, escreveu para O Correio do Povo. Em 1975, foi homenageado no Festival de Gramado, em reconhecimento aos seus trabalhos de pesquisas, durante 50 anos.

Morreu em 22 de fevereiro de 1979, aos 74 anos de idade.

Filmografia

1927 – Homem do Sul
1933 – Ganga Bruta
1933 :: Como se Faz um Jornal Moderno
1934 – Honra e Ciúmes
1935 – Noites Cariocas
1936 – Alô, Alô, Carnaval

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Pery Ribas. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/pery-ribas/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.