fbpx

Pery Ribeiro

Biografia

Pery de Oliveira Martins, em arte conhecido como Pery Ribeiro ou Pery Martins, é um ator e cantor brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 27 de outubro de 1937. É filho de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira e tem no sangue a musicalidade e o talento dos pais.

Dono de voz privilegiada, muito cedo se lança como cantor, lutando muito para demonstrar seu talento, não fazendo sua carreira à sombra do sucesso dos pais. Seu primeiro disco foi um compacto com as músicas Manhã de Carnaval e Samba do Orfeu e já começa despontar como novo talento da MPB.

Em 1964, gravou a música Garota de Ipanema e estourou em todo o Brasil, chegando a fazer carreira internacional.

Sua estreia no cinema aconteceu em 1942, com apenas cinco anos de idade, numa pontinha no badalado filme que Orson Welles faz no Brasil, Its All True. Embora a prioridade sempre tenha sido a carreira de intérprete, acabou participando de outros filmes.

Em 1971, participou da novela americana Vanished. Ao longo dos anos brilha em casas noturnas de São Paulo e Rio de Janeiro. Já gravou 29 álbuns, sendo 12 LPs e 20 CDs.

Em 2004, fez turnê pela Europa, apresentando o show Legends of Bossa Nova, incluindo 13 cidades da Alemanha.

Há alguns anos reside em Miami (EUA), onde se apresenta em casas noturnas locais, sempre com igual sucesso.

Filmografia

1966 :: Essa Gatinha é Minha
1962 :: O Vendedor de Linguiças
1948 :: Fogo na Canjica (ainda como Pery Martins)
1944 :: Berlim da Batucada (ainda como Pery Martins)
1942 :: Its All True (Inacabado)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Pery Ribeiro. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/pery-ribeiro/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.