fbpx

Peter Lorenzo

Biografia

Peter Lorenzo é um cineasta e diretor de fotografia nascido em Centenário do Sul (PR) em 21 de fevereiro de 1958.

Em Londrina, inicia sua caminhada no cinema, acompanhando a produção dos filmes do pai, José Lorenzo. A partir de 1976 em Curitiba, forma-se em Comunicação Visual pela UFPR. Integra o grupo de cinema Primeiro Plano e inicia atividades cineclubísticas, realizando experiências na bitola Super-8. Assim, em 1979 surge seu primeiro filme Sempre Engraxando. Seu segundo filme, A luminosa Espera do Apocalypse, foi realizado no mesmo ano e muito premiado em diversos festivais e mostras Super-8. A partir de então, muito requisitado, torna-se um dos principais fotógrafos da nova geração de cineastas paranaenses. Em 1992 recebe o prêmio de melhor fotografia em Gramado pelo curta Desterro, de Eduardo Paredes. Mestrando e professor de cinema e vídeo na Unisul, em Florianópolis, é dos mais respeitados profissionais de cinema do Paraná.

Filmografia

1979- Sempre Engraxando (CM) (dir.); Aluminosa Espera do Apocalypse (CM) (dir., fot.) (codir. e cofot. Fernando Severo e Rui Vezzaro); 1980-A Cor do Gravo por entre Cinzas (CM) (dir.); 1983-Noturno (CM); O Foguete Zé Carneiro (CM); 1984-Londrina (CM); 1987- O Mundo Perdido de Kozák (CM); 1992- Desterro (CM); 1994-Vítimas da Vitória (CM). 1998- Rosinha, Minha Sereia (CM); 2000- Uma Luta de Todos.

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.