fbpx

Pietro Mario (1939-2020)

Pietro Mário Francesco Bogianchini, em arte conhecido como Pietro Mario, foi um ator e dublador nascido no dia 29 de junho de 1939, na cidade de Omegna, na Itália, mas naturalizou-se brasileiro. Com uma voz forte e marcante, foi um dos maiores dubladores brasileiros.

Veio para o Brasil ainda jovem, iniciando sua carreira de ator nos anos 60.

Seu personagem histórico na TV Globo foi o querido Capitão Furacão, personagem principal do primeiro programa infantil do canal, que teve sua estreia junto com a emissora, em 26 de abril de 1965. O programa era o Clube do Capitão Furacão. O ator assumiria a identidade de Capitão Furacão, um gentil Comandante da Marinha, de barbas brancas, que contava histórias vividas em alto mar, para a criançada. Falava muito sobre levar os estudos a sério e respeitar os mais velhos. Intercalava suas falas com seriados importantes, como Os Três Patetas, O Super-Homem, entre outros.

Enquanto girava o leme de seu navio, o Capitão Furacão, era ajudado por grumetes, sendo a principal delas Elisângela, que se tornou depois importante atriz. Ele lia as cartas enviadas pelos telespectadores, promovia gincanas, contava suas histórias do mar, dava conselhos aos marinheiros iniciantes e apresentava filmes curtos e desenhos animados.

Os telespectadores mirins interessados em participar do programa recebiam uma Carteirinha de Grumete, que trazia o nome oficial de sócio, sua foto e seu endereço, além da assinatura do capitão. Um dos mais conhecidos é o repórter Ari Peixoto, hoje repórter da TV Globo.

Produzido ao vivo, o programa permaneceu no ar durante cinco anos em exibição, sendo um dos primeiros sucessos de audiência da TV Globo e que criou memórias afetivas inesquecíveis para seus fãs.

Como dublador, destacou-se de inúmeros personagens de desenhos animados e filmes famosos. Primeiramente, deu voz e personalidade nacional aos desenhos animados, como o Capitão Caverna, o Ancião de Cavaleiros do Zodíaco, e com o personagem adultos, como Tony Soprano (James Gandolfin) na premiada série The Sopranos. Também dublou o personagem Yoda, da trilogia clássica de Star Wars; o Zilean do jogo eletrônico League of Legends; o Rafiki do filme O Rei Leão e o Sr. Ping da franquia Kung Fu Panda.

Na TV Globo, participou de novelas como O Espigão e Sinhazinha Flô. Seu último trabalho como ator na TV foi na novela Deus Salve o Rei, em 2018.

Eterno Capitão Furacão, Pietro Mario faleceu no dia 31 de agosto de 2020, aos 81 anos, vítima de uma parada cardíaca. O ator vinha sofrendo diversos AVCs no período dos últimos quatro meses de vida. Chegou a ser internado com Covid-19, mas se curou do vírus. Complicações posteriores agravaram seu quadro e ele não resistiu.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2016 :: Walter do 402 (CM)
2016 :: Maresia
2014 :: Vermelho Brasil …. Pay Lo
2014 :: O Duelo
2007 :: Meteoro
2004 :: Irmãos de Fé …. Senhor do Sequestro
2001 :: Memórias Póstumas
2001 :: Copacabana …. Enrico
1984 :: Faz Mal 2: Surper-Tição …. voz
1976 :: Zeca e Juca
1972 :: Os Machões
1968 :: A Noite do Meu Bem
1966 :: Engraçadinha Depois dos Trinta …. Durval

:: Filmografia (Selecionada como Dublador ::

:: Kung Fu Panda …. Sr. Ping
:: Harry Potter e a Pedra Filosofal
:: Harry Potter e o Cálice de Fogo
:: Alladim …. Sultão
:: O Rei Leão …. Rafiki
:: Magnólia
:: Star Wars …. Yoda

Bibliografia

Livros:

Internet:

G1. Morre o ator e dublador Pietro Mário, intérprete do ‘Capitão Furacão’ e voz do Mestre Yoda e do Capitão Caverna. Disponível no endereço: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/08/31/morre-o-ator-e-dublador-pietro-mario-o-capitao-furacao-dos-anos-60-e-a-voz-do-mestre-yoda.ghtml. Acesso em: de 31 agosto de 2020.
G1. JORNAL NACIONAL. Morre, aos 81 anos, o ator e dublador Pietro Mário. Disponível no endereço: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/08/31/morre-aos-81-anos-o-ator-e-dublador-pietro-mario.ghtml. Acesso em: de 31 agosto de 2020.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Pietro Mario. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/pietro-mario/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]