fbpx

Poliedro – O Resgate (2005)

Na cidade de Juiz de Fora do início do século XX, um menino se depara com a chegada de um galo em sua casa. Após uma revelação vinda dos céus, parte em busca de um objeto mágico, o Poliedro, que pode lhe dar condições de combater a ave encrenqueira. Livremente inspirado em Poliedro, do renomado poeta mineiro Murilo Mendes.

Contemplado pelo Edital de 2001 da Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, o curta de animação Poliedro – O Resgate”, dirigido por Alessandro Driê, foi idealizado para prestar homenagem ao centenário de Murilo Mendes. A obra faz uma releitura da história da infância do escritor, quando o mesmo sonhava em ir para a China a cavalo. É uma história infantil, contendo prosa em forma de poesia e vice-versa, revela Driê. O objetivo, de acordo com o contemplado, é divulgar a obra de Murilo Mendes, além de incentivar a leitura e o gosto pela literatura local. Pensando nisto, cada escola da rede municipal de ensino de Juiz de Fora receberá uma cópia do filme gratuitamente.

Tratando-se de um filme de animação, o curta levou cerca de quatro anos para sua finalização. O filme foi lançado no Espaço Unibanco Palace, dentro da programação do Festival Primeiro Plano 2005.

Além do incentivo da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa/Lei Murilo Mendes, o curta contou com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Centro de Estudos Murilo Mendes e das pesquisadoras Marisa Timponi e Leila Barbosa.

Elenco

Samir Hauaji …. Vozes

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Poliedro – O Resgate (2005) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Alessandro Driê
Argumento: Alessandro Driê, João Carlos F. Marques, Luis Carlos Torres “Kaizim” e Rubens Ragone “Rubim”
Roteiro: Alessandro Driê e João Carlos F. Marques
Produção: Alessandro Driê, João Carlos F. Marques, Luis Carlos Torres “Kaizim” e Rubens Ragone “Rubim”
Animação: Alessandro Driê, João Carlos F. Marques e Carlos Ventura
Tratamento de Imagem e Cores: Alessandro Driê e Luis Carlos Torres “Kaizim”
Efeitos Especiais e Cenários Naturais: Rubens Ragone “Rubim”
Montagem: Alessandro Driê
Técnico de Som: Nilo Barreto Jr. | Caraíva Music
Músicas: Leo Bruno e remixes de Mozart e Bach

Brasil | Animação | Cor | 20 min. | 2005

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Poliedro – O Resgate. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/poliedro-o-resgate/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Poliedro – O Resgate (2005)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.