fbpx

Praia do futuro (2013)

Trailer

Sinopse

POSTER Praia do futuroPraia do Futuro, Ceará. Donato (Wagner Moura) trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton (Jesuita Barbosa), tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad (Clemens Schick), um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim. O filme mostra como um jovem cearense vai de um continente ao outro atrás do paradeiro de seu irmão mais velho, um salva-vidas da Praia do Futuro, cartão-postal de Fortaleza, que de repente desaparece. A única pista é que ele, mudou-se para a Alemanha.

Para Karim Ainöuz, a realização de Praia do Futuro se revelou uma aventura semelhante à de seus protagonistas, na medida em que lhe trouxe novos desafios narrativos e estéticos. Depois de três trabalhos centrados em protagonistas femininas – O céu de Suely, a série para a HBO Alice e O abismo prateado – quis falar de personagens masculinos, conta o diretor, que ensaiou essa passagem com o experimento poético Viajo porque preciso, volto porque te amo, codirigido com Marcelo Gomes. Queria falar de personagens que se arriscam mundo afora e que não têm medo de largar tudo para recomeçar a vida. O resultado ganhou a forma de um surpreendente melodrama de machos, em torno das possíveis relações de afeto e desejo entre personagens masculinos.

Para compor a atmosfera vibrante do filme, Karim Ainöuz alternou o cenário de cores quentes e saturadas da Praia do Futuro, no Ceará, aos tons frios do inverno da cidade de Berlim, com um desfecho que se passa no misterioso litoral de St. Peter Ording, em Hamburgo, no Mar do Norte (extremo norte da Alemanha).

Além do desafio de uma história situada em dois países, Praia do Futuro ousa apresentar não apenas o amor entre homens, mas o tesão, atração dos corpos masculinos, a nudez e o sexo, que dão corpo e alma ao sentimento avassalador que toma conta dos personagens de Donato e Konrad.

Praia do Futuro marca o primeiro encontro entre Karim Ainöuz e ator Wagner Moura, um dos mais prestigiados talentos do cinema brasileiro. O ator vive Donato, o salva-vidas que parte para a Alemanha, em princípio atrás de um grande amor. Seu irmão mais novo, Ayrton, que vê Donato como um verdadeiro herói, é interpretado pelo ator revelação Jesuíta Barbosa, uma dos maiores destaques da nova geração. Fechando a trinca de protagonistas está o ator alemão Clemens Schick, como o motoqueiro e ex-combatente no Afeganistão, Konrad.

Praia do Futuro foi produzido com investimento do BNDES, Fundo Setorial do Audiovisual, FINEP, BRDE, Deutscher Filmförderfonds, Medienboard Berlim-Brandenburg e Filmförderung Hamburg-Schleswig-Holstein, patrocínio de Eletrobrás/Chesf, Oi e Banco do Nordeste do Brasil; apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Programa de Fomento ao Cinema Paulista da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Ancine, Avianca e Oi Futuro; além do patrocínio da Petrobrás e SABESP.

Elenco

Clemens Schick (Konrad)
Jesuíta Barbosa (Ayrton)
Sabine Timoteo (Pia)
Wagner Moura …. (Donato)

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Praia do Futuro que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Karim Ainöuz
Roteiro: Felipe Bragança e Karim Ainöuz
Produção: Géorgia Costa Araújo e Hank Levine
Coprodutores: Fabian Gasmia, Henning Kamm e Christopher Zitterbart
Produtores Executivos: Luciano Patrick e Andro Steinborn
Direção de Fotografia: Ali Olay Gözkaya
Diretor de Arte: Marcos Pedroso
Figurino: Camila Soares
Maquiagem: Milena Pfleiderer
Montagem: Isabela Monteiro de Castro
Preparação de Elenco: Fátima Toledo
Empresa Produtora: Coração da Selva
Empresas Coprodutoras: Detailfilm | Hank Levine Film | Watchmen Productions | HBO Latin America Originals
Empresa Distribuidora: Califórnia Filmes

Bibliografia

Internet:

PRAIA DO FUTURO – SITE OFICIAL – http://www.praiadofuturofilme.com/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Praia do futuro (2013)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.