fbpx

Prana Filmes

Empresa

Prana Filmes é uma empresa produtora brasileira formada pelos cineastas e jornalistas Luciana Tomasi e Carlos Gerbase, que nasceu com o objetivo de colocar muita energia na realização de filmes e séries de TV. É também a produtora responsável pela programação da sala de cinema do Santander Cultural de Porto Alegre. Através dele, a Prana desenvolve o projeto educativo Primeiro Filme, ensinando estudantes de ensino médio de colégios públicos a fazerem seu primeiro curta-metragem e exibindo-os num festival próprio que premia os destaques.

Desde os anos 1980, quando seu nome fantasia era Vortex Produções, a produtora de Carlos Gerbase e Luciana Tomasi realizou diversos filmes – entre eles o longa-metragem Inverno, dirigido por Gerbase e filmado em Super-8, que ganhou prêmio de Melhor Filme em Super-8 no Festival de Gramado de 1983.

A partir de outubro de 2011, com a saída da dupla da Casa de Cinema após 25 anos como sócios-fundadores, a Vortex adotou o nome Prana Filmes.

Desde então, foram produzidos os longas Menos que Nada e Bio, dirigidos por Gerbase, além de séries para TV, curtas e filmes de outros diretores – como Yonlu, dirigido por Hique Montanari, Legalidade (2019), por Zeca Brito; Mudança, por Fabiano de Souza; Turma 5B e A Pedra, por Iuli Gerbase, e Amores Passageiros, por Augusto Canani.

Em 2014, a Prana também produziu e realizou a exposição digital Moacyr Scliar, O Centauro do Bom Fim, que retratou a vida e obra do escritor e médico porto-alegrense Moacyr Scliar (1937-2011), destacando suas múltiplas atividades profissionais e artísticas. Ao longo de dois meses, mais de 103.000 visitantes visitaram a mostra no Santander Cultural.

Atualmente, a Prana Filmes está focada no desenvolvimento de quatro longas-metragens e duas séries para a televisão. Dois dos filmes são projetos da cineasta Iuli Gerbase, a segunda geração da produtora.

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Prana Filmes. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/prana-filmes/
PRANA FILMES. http://www.pranafilmes.com.br

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.