fbpx

Quando as Luzes das Marquises se Apagam (2018)

Trailer

Sinopse

Por meio de material iconográfico e depoimento de especialistas e antigos espectadores, o documentário fala das salas de cinemas das avenidas São João e Ipiranga, no centro de São Paulo. Conhecida como Cinelândia Paulistana, essa área viveu seu auge nas décadas de 1950 e 1960, até adentrar os anos seguintes em um lento declínio que levou a seu desaparecimento.

O filme resgata a história das salas de cinema que se localizavam nas avenidas São João, Ipiranga e arredores, no centro de São Paulo, a área viveu seu auge nos anos 1950 chegando a ter mais de 15 cinemas.

Estão no filme as histórias dos cinemas da chamada Cinelândia Paulista, como o UFA Palácio (Art Palácio), Cine Metro, Cine Rialto, Cine Ritz, Cine Ipiranga, Cine Marabá, Cine Oásis, Cine Marrocos, Cine Jussara, Cine Dom José, Cine República, Cine Olido, Cine Avenida, Cine Ópera, Cine Coral, Cinema Comodoro, Cine Regina, Cine Windsor, Cine Barão, Cine Metropole, Cine Marco Polo, Cine Saci, Cine Ouro, Cine Arcades, Cine Copan, Cinespacial, Cine Paissandu, Cine Broadway, Cine Bruni, Cine São José, Cine Fontana, Cine Rivoli, Cine Globo, entre outros.

Quando as Luzes das Marquises se Apagam é um documentário dirigido por Renato Brandão.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Quando as Luzes das Marquises se Apagam (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Renato Brandão
Roteiro: Renato Brandão
Pesquisa: Renato Brandão
Produção Executiva: Amanda Ferreira e Renato Brandão

Brasil | Documentário | Cor | 87 min. | SP | 2018

Bibliografia

Livros:

Internet:

CATARSE. Quando as Luzes das Marquises se Apagam. Disponível no endereço: https://www.catarse.me/pt/cinelandiasp
FACEBOOK. Quando as Luzes das Marquises se Apagam. Disponível no endereço: https://pt-br.facebook.com/cinelandiapaulistana/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Quando as Luzes das Marquises se Apagam. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/quando-as-luzes-das-marquises-se-apagam/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.