Quebrando a cara (1977)
Quebrando a cara é um documentário brasileiro sobre o mundo do boxe, dirigido em 1977 por Ugo Giorgetti. O filme destaca o pugilista Éder Jofre, com imagens de suas lutas históricas, algumas com locuções originais para o rádio e depois televisão.
O filme fala da infância de Éder no Parque Peruche, bairro operário de São Paulo. Mostra depoimentos de vários membros das famílias Jofre e também dos Zumbano, parentes e conhecidos igualmente pela atividades e paixão pelo boxe. Há depoimentos de Tonico e Mauro pelo lado dos Jofres, que falam das lutas de Éder que acompanharam de perto, além das lembranças da família e fotos dos já falecidos, principalmente o pai de Éder, Kid Jofre; e dentre os Zumbanos destaca-se a história de Olga Zumbano, famosa lutadora de vale-tudo que tinha um circo e se apresentou em exibições por todo o Brasil; Ralph Zumbano, que era dono de academia de boxe e foi um lutador respeitável antes de Éder; e o “Zumbanão”, boxeador, brigador de rua e boêmio que se tornou notório nas noites de São Paulo.
As imagens trazem as lutas principais de Éder, principalmente os embates de 1960 contra Joe Mendel (para decidir o desafiante do campeão mundial) e a grande vitória sobre o mexicano Eloy Sanchez pelo título mundial dos Peso-Galo, em Los Angeles. Éder unificaria o título da categoria em 1962, superando Johnny Caldwell. Aparece também a derrota em 1966 para o japonês Harada (o único lutador que conseguiu vencer Éder profisssionalmente) e o retorno ao título mundial na categoria Peso-Pena, conseguido com uma vitória por pontos contra o cubano José Legrá, numa luta em São Paulo em 1973.
Eder Jofre
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de Quebrando a cara que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Direção: Ugo Giorgetti
Roteiro:
Produção Executiva:
Produção:
Assistente de Produção:
Direção de Fotografia:
Operador de Câmera:
Assistente de Câmera:
Diretor de Arte:
Desenho de Produção:
Figurinista:
Cenografia:
Montador:
Som:
Edição de Som:
Empresa Produtora:
Empresa Coprodutora:
Empresa Distribuidora:
Livros:
. . : , .
Internet:
.