Quilombo (1977)
Os 800 habitantes da comunidade do Arraial dos Pretos, também conhecida como Fazenda do Mesquita, vivendo a menos de uma hora de Brasília, ainda não conhecem a energia elétrica e se dedicam exclusivamente à lavoura de subsistência e à produção caseira de marmelada e cachaça. Os últimos anos têm sido difíceis para a comunidade. Curiosos e turistas estão chegando e espalhando sedução na cabeça dos mais jovens, que acabam como biscateiros e operários de construção nos centros urbanos. Arraial dos Pretos está decadente, e hoje, mais do que nunca, é visado pelas imobiliárias, que pretendem transformar a área no paraíso das chácaras.
Pontes, Paulo …. Narração
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de Quilombo (1977) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Direção: Vladimir Carvalho
Roteiro: Carvalho, Vladimir
Direção de fotografia: Carvalho, Walter
Assistência de fotografia: Neto, Evaristo
Montagem: João Ramiro Mello
Música: Folia do Divino
Companhia(s) produtora(s): DAC/MEC
Companhia(s) distribuidora(s): Embrafilme S.A.
Fontes utilizadas:
FBR/10
FNPM/PCN
SP/Rocinha77
Embrafilme/Catálogo 1986
Fontes consultadas:
ACPJ/CCM
Livros:
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Quilombo (1977). Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/quilombo-1977/
PARAÍBA CRIATIVA. João Ramiro Mello. Disponível no endereço: https://www.paraibacriativa.com.br/artista/joao-ramiro-mello/
Observações:
FBR/10 só indica o título e o diretor, além do formato 16mm.
ACPJ/CCM indica direção de
SP/Rocinha77 indica ano de produção 1975 e indica ainda participação no
Participou do