Rafael Conde
Rafael Conde é um cineasta, roteirista, produtor, escritor e professor universitário brasileiro nascido na cidade de Belo Horizonte (MG). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursou Pós-Graduação em Artes/Cinema na Universidade de São Paulo (USP).
Começa no cinema nos anos 80 com a realização de filmes em super-8. Na Faculdade de Economia participa ativamente do movimento cineclubista universitário organizando mostras e eventos para o Cineclube FACE.
Com a pós-graduação inicia as primeiras experiências profissionais como realizador. Trabalha brevemente com filmes publicitários e cinco anos como diretor de programas e documentários para a Rede Minas de Televisão.
Coordena por um ano o Departamento de Cinema da Fundação Clovis Salgado do Palácio das Artes (BH). Hoje, além de produtor independente, Rafael é professor de cinema da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.
Entre seus trabalhos está: Uakti – Oficina Instrumental (melhor filme e melhor montagem no Festival de Gramado, 1987); Musika (Melhor Direção no Festival de Brasília, 1989); O ex-Mágico da taberna minhota (melhor direção, melhor roteiro e melhor ator no Festival de Brasília, 1996); A Hora Vagabunda (Prêmio da Crítica de Melhor Filme e de Melhor Ator do Júri no Festival de Brasília, 1998); Françoise (Melhor Atriz para Débora Falabella), no Festival de Gramado 2001.
O primeiro longa-metragem de Rafael Conde é Samba-Canção.
:: Filmografia como Diretor ::
2016 :: Bili com limão verde na mão
2008 :: Fronteira
2006 :: A chuva nos telhados antigos
2006 :: O Homem que Bota Ovo
2003 :: Rua da amargura
2002 :: Samba-Canção
2001 :: Françoise
1998 :: A Hora Vagabunda
1996 :: O ex-Mágico da taberna minhota
1989 :: Musika
1987 :: Uakti – Oficina Instrumental
:: Filmografia como Roteirista ::
1996 :: O ex-Mágico da taberna minhota
1987 :: Uakti – Oficina Instrumental
CONDE, Rafael. O Ator e a Câmera: Investigações Sobre o Encontro no Jogo do FilmeO Ator e a Câmera: Investigações Sobre o Encontro no Jogo do Filme. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.
6 comentários sobre “Rafael Conde”