fbpx

Rafael Conde

Biografia

Rafael Conde é um cineasta, roteirista, produtor, escritor e professor universitário brasileiro nascido na cidade de Belo Horizonte (MG). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursou Pós-Graduação em Artes/Cinema na Universidade de São Paulo (USP).

Começa no cinema nos anos 80 com a realização de filmes em super-8. Na Faculdade de Economia participa ativamente do movimento cineclubista universitário organizando mostras e eventos para o Cineclube FACE.

Com a pós-graduação inicia as primeiras experiências profissionais como realizador. Trabalha brevemente com filmes publicitários e cinco anos como diretor de programas e documentários para a Rede Minas de Televisão.

Coordena por um ano o Departamento de Cinema da Fundação Clovis Salgado do Palácio das Artes (BH). Hoje, além de produtor independente, Rafael é professor de cinema da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Entre seus trabalhos está: Uakti – Oficina Instrumental (melhor filme e melhor montagem no Festival de Gramado, 1987); Musika (Melhor Direção no Festival de Brasília, 1989); O ex-Mágico da taberna minhota (melhor direção, melhor roteiro e melhor ator no Festival de Brasília, 1996); A Hora Vagabunda (Prêmio da Crítica de Melhor Filme e de Melhor Ator do Júri no Festival de Brasília, 1998); Françoise (Melhor Atriz para Débora Falabella), no Festival de Gramado 2001.

O primeiro longa-metragem de Rafael Conde é Samba-Canção.

Bibliografia

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]