fbpx

Ramón Brandão

Biografia

FOTO Ramon BrandaoRamón Lima Brandão, em arte conhecido como Ramón Brandão, é um artista plástico, diretor de arte, cenógrafo, produtor, escritor e professor de artes brasileiro nascido em Juiz de Fora (MG) no dia 01 de fevereiro de 1964. Com licenciatura em Artes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1991, é especialista em História do Brasil, pelo Departamento de História da UFJF, em 2002, e Mestre em História, também pelo Departamento de História da UFJF.

Em 2008, a convite do cineasta Franco Groia, assinou a direção de arte e cenografia do DVD da cantora Kika Tristão, produzido pela produtora Groia Filmes.

Como Artista Plástico, Brandão tem uma extensa participação em exposições pelo país, entre elas destacam-se: Coletiva MAC 90, IBAC/FUNARTE, no Rio de Janeiro (1990); uma Individual na Galeria de Arte do Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (2003); no 1º Salão Cataguazes-Usiminas de Artes Visuais, Mostra Itinerante: Cataguases, Ipatinga, Nova Friburgo, Aracaju e João Pessoa (2004); uma Individual na Galeria Celina Bracher, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, em Juiz de Fora (2008).

Além dessas exposições, como pesquisador, pensador e teórico das artes, Ramón Brandão participou do II Seminário Memória: Patrimônio, Oralidade e Acervo realizado pela Funalfa/PJF (2010), ministrando a palestra Arquitetura Neocolonial em Juiz de Fora. Em 2005, participou do Comitê Assessor de Cultura do Nucleo de Integração Cultural para seleção de projetos que ocuparam o Espaço Cultural da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora e no III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais, em Juiz de Fora (1997).

Filmografia

:: Filmografia como Diretor de Arte ::

2010 :: A última noite de um bamba (espetáculo de teatro, video e dança), de Silvana Marques
2007 :: A História de João das Alfaces (CM), produção da Groia Filmes
2006 :: Chave
2002 :: O Alferes e o Poeta, de Rogério Terra
2002 :: A Janela do Caos, de José Sette
2001 :: Calcadão – Onde de Tudo Acontece

:: Filmografia como Cenógrafo ::

2002 :: O Alferes e o Poeta
2002 :: Verdade ou Conseguência
2001 :: Calcadão – Onde de Tudo Acontece

Bibliografia

Fontes de Referência

Internet:

BLOG RAMON BRANDÃO. Disponível no endereço: http://www.ramondelimabrandao.blogspot.com.br/. Acesso em: 26 de out. de 2011.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Ramón Brandão. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/ramon-brandao/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Ramón Brandão

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.