fbpx

Raphael Aguinaga

Biografia

Raphael Geyer Aguinaga, em arte mais conhecido como Raphael Aguinaga, é um cineasta, roteirista, escritor, produtor e empresário. É o fundador do Cine Joia, onde também faz a programação; e da Vila Cine, exibidora e distribuidora de filmes.

Trabalhou muitos anos no mercado financeiro e na indústria de petróleo no Brasil antes de se dedicar efetivamente ao cinema.

Foi na Petroquímica União, onde trabalhou, que ele começou a ter contato ativo com a atividade do cinema, pois integrava o Comitê de Investimento em Incentivo à Cultura da empresa e, com isso, patrocinou alguns títulos, como Pequeno Dicionário Amoroso (1997) e Amores Possíveis (2001), os dois de Sandra Werneck; Deus é Brasileiro (2002) e O Maior Amor do Mundo (2006), ambos de Carlos Diegues.

A poesia, porém, foi sempre uma grande paixão pessoal, o que o levou, em 2002, a publicar de forma independente seu primeiro livro, chamado Meus Versos. Deste projeto literário, acabou escrevendo, produzino e dirigindo seu primeiro filme, um curta-metragem conceitual, com o mesmo nome.

Em 2004, como cineasta, realizou o primeiro curta de ficção, 100 Dólares, seguido por Brutal, concluído em 2006.

Em 2007, decidido que era hora de se aprofundar nos estudos audiovisuais, mudou-se para Paris para estudar cinema na École Nacional Superieur Louis Lumière, onde estudou roteiro. Foi durante esta experiência que nasceu a idéia original para Juan e a Bailarina.

De volta ao Brasil, filmou um documentário sobre o movimento de poesia carioca chamado Corujão da Poesia. Mas sua paixão pelos filmes o levou a alugar, reformar e reabrir o Cine Joia, uma pequena sala de cinema em Copacabana, no Rio de Janeiro. Hoje um elogiado espaço dedicado à programação de filmes brasileiros e de arte.

Em 2009, fundou a Vilacine Serviços Cinematograficos S.A. afim de atuar no setor de exibição cinematográfica.

Em 2011, dirigiu, roteirizou e distribuiu o longa Juan e a Bailarina, filmado na argentina.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2011 :: Juan e a Bailarina
2008 :: Corujão da Poesia
2006 :: Brutal
2004 :: 100 Dólares
2002 :: Meus Versos

:: Filmografia como Roteirista ::

2011 :: Juan e a Bailarina
2002 :: Meus Versos

Publicações

AGUINAGA, Raphael. Meus Versos. : , 2002.

Bibliografia

Livros:

Internet:

CINE JOIA. Disponível no endereço: https://cinejoia.wordpress.com/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Raphael Aguinaga. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/raphael-aguinaga/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.