fbpx

Raquel Leiko

Biografia

Raquel Leiko Machado Maruyama, em arte conhecida como Raquel Leiko, é uma produtora executiva e consultora brasileira. Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Ciência Política pela Sorbonne Paris I; é mestranda em Gestão da Economia Criativa pela ESPM-RJ. Atua no mercado audiovisual há mais de 15 anos.

Trabalhando como produtora executiva e consultora, tem atuado em mais de 30 projetos para cinema e TV, entre eles “Detetives da História”, primeira série brasileira do canal History, Conselho Tutelar, primeira série de produção independente da Record, Samba na Gamboa (TV Brasil), Só dez por cento é mentira, documentário de Pedro Cezar; Estive em Lisboa e lembrei de você, longa de ficção de José Barahona.

Nos últimos anos, foi produtora executiva da Film2b, empresa focada em pesquisa e licenciamento de direitos literários e desenvolvimento de projetos. Entre os títulos negociados para adaptações audiovisuais, destacam-se Entre Irmãs, de Frances Peebles, que originou um longa e uma minissérie exibidos na Globo; Uma janela em Copacabana, romance de Luiz Alfredo Garcia-Roza, que deu origem à série Romance Policial Espinoza (GNT); e O pecado de Porto Negro, de Norberto Morais, que encontra-se em fase de desenvolvimento de roteiro para minissérie na Rede Globo.

Desde 2012, ministra palestras, cursos e workshops sobre produção executiva, fontes de financiamento e leis de incentivos fiscais.

Bibliografia

Livros:

Internet:

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA. Raquel Leiko. Disponível no endereço: https://www.aicinema.com.br/docente/raquel-leiko/. Acesso em: 03 de setembro de 2019.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Raquel Leiko. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/raquel-leiko/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.