fbpx

Raul Gazolla

Sinopse

Raul Oliveira Gazolla, em arte conhecido como Raul Gazolla, é um ator e empresário brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 07 de agosto de 1955.

Começou sua carreira na televisão, na novela Selva de Pedra, em 1986, pela TV Globo. Estreia no cinema em 1987, numa participação não creditada no filme Romance da Empregada, de Bruno Barreto, e numa pequena ponta no filme americano Maré de Azar (Running Out of Luck). Seu maior momento no cinema acontece em 1998 no filme A Hora Mágica, de Guilherme de Almeida Prado.

Dedicou sua carreira mais à televisão, ao participar de dezenas de novelas como Kananga do Japão (1989), Torre de Babel (1998), Kubanacan (2003) e América (2005). Pela TV Record, participou de Vidas Opostas (2007).

Foi casado com a atriz Daniela Perez, assassinada em 28 de dezembro de 1992, depois com Mauriuza Palhares, com quem tem uma filha, Rani. Recentemente casou-se com Fernanda Loureiro.

É sócio do diretor Ignácio Coqueiro e da atriz Christiane Torloni no restaurante Nativo, no Rio de Janeiro.

Filmografia

2006 – Doidivã (CM).
2002 – As Vozes da Verdade (CM)
2001 – Domésticas, o Filme
1998 :: A Hora Mágica
1997 – For All – o Trampolim da Vitória
1992 – Atração Selvagem (att razione Selvaggia) (Itália)
1992 :: Perfume de Gardênia
1987 :: Maré de Azar (Running Out of Luck) (EUA)
1987 – Romance da Empregada (participação não creditada)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Raul Gazolla. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/raul-gazolla/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.