fbpx

Raúl Pérez Ureta

Biografia

Raúl Pérez Ureta é um diretor de fotografia nascido em Desenvolvimento, Sancti Spiritus, em Cuba, em 1942.

Em 1961, iniciou sua carreira como assistente de câmera em filmes de animação pelo ICAIC. Depois, sob as ordens de Santiago Alvarez, participa, como assistente de câmera e técnico de som, em dezenas de cinejornais e documentários. Em 1969, já como operador de câmera, participa do filme Despegue a las 18:00, de Santiago Alvarez. Seu primeiro filmes como diretor de fotografia é La Guerra Necesaria (1980), também de Santiago. Um dos mais importantes fotógrafos do cinema cubano também flerta com o cinema brasileiro, em alguns filmes como Milagre em Juazeiro (1999), de Wolney Oliveira e Adeus Praia de Iracema, curta de Iziane Figueiras Mascarenhas. Em 2003 é premiado em todo o mundo pela fotografia do documentário Suíte Havana, de Fernando Pérez.

Filmografia

1997 :: Campo Branco (CM) (cofot. César Elias)
1999 :: Milagre em Juazeiro
2001 :: Adeus Praia de Iracema
2001 :: Labirinto (CM)
2006 :: A Ilha da Morte (Brasil/Cuba/Espanha).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/raul-perez-ureta/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.