fbpx

Real Beleza (2014)

Trailer

Sinopse

POSTER Real BelezaO primeiro drama dirigido por Jorge Furtado é uma coprodução da Casa de Cinema de Porto Alegre e da Globo Filmes. As filmagens tiveram início em Garibaldi, no mês de outubro de 2013, depois de algumas cenas filmadas em Porto Alegre, Real Beleza está em recesso – o cineasta e sua equipe se dedicaram à produção do filme e à gravação dos episódios do seriado Doce de Mãe, com Fernanda Montenegro. O longa foi retomado em dezembro de 2013, com locações em Três Coroas.

Real Beleza acompanha a busca de um fotógrafo de moda, em crise profissional e existencial, por potenciais candidatas a modelo em cidades do interior do Rio Grande do Sul. Depois de analisar dezenas de candidatas, João (Vladimir Brichta) encontra o rosto que procura: Maria, adolescente que, no entanto, não comparece à segunda fase da seleção. O fotógrafo decide então ir atrás da garota e conhece os pais dela, Anita (Adriana Esteves) e Pedro (Francisco Cuoco). Enquanto tenta convencê-los a permitir que a filha faça outros testes, João acaba se apaixonando por Anita. O elenco inclui ainda os atores gaúchos Thiago Prade, Samuel Reginatto, Isadora Pillar, Elisa Volpatto e Ursula Collischon.

Quem vive a bela Maria é a estreante Vitória Strada, modelo porto-alegrense escolhida entre candidatas gaúchas e catarinenses de 13 a 17 anos. As entrevistas e os bastidores dessa seleção também farão parte de Real Beleza, acrescentando à história os depoimentos reais de meninas que almejam entrar para o mundo da moda.

Das 350 candidatas, selecionamos 80. Vitória se destacou entre as outras meninas por apresentar, além da beleza, um grande potencial como atriz – justifica Jorge Furtado.

Para a jovem que completou 17 anos, o set em Garibaldi, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, estrelar o filme equivale a vencer um concurso: para mim, é uma honra ser dirigida pelo Jorge e contracenar com o Vladimir e a Adriana. Estou muito feliz com tudo isso que está acontecendo.

Real Beleza causou rebuliço em Garibaldi na mesma semana em que se realizava na cidade serrana a Fenachamp, alterando especialmente a rotina do colégio que já foi marista. Salas de aula, corredores, o auditório, a cozinha – boa parte do prédio, que desde 1904 abriga estabelecimentos de ensino, foi ocupada pela equipe durante quase uma semana. Na história, João utiliza justamente as dependências de uma escola para realizar sua peneira de aspirantes a top model.

A Vitória é linda e é uma atriz que está surgindo. A gente fez uma cena que era improvisada, e ela me surpreendeu mostrando ter muito claro o objetivo da personagem dela. Eu fiz umas fotos dela para o filme e, olhando com o Fábio (Rebello, fotógrafo que está registrando os bastidores), a gente comentou que ela parecia com a Catherine Zeta-Jones – contou Vladimir Brichta.

Embaralhar ficção com documentário é uma característica do trabalho de Jorge Furtado, que está simultaneamente lançando O Mercado de Notícias, filme em que entrevistas com destacados jornalistas brasileiros alternam-se com cenas de uma peça escrita pelo ator e dramaturgo inglês Ben Jonson (1572 – 1637) – tudo para pintar um retrato da imprensa hoje em dia no país. Em Beleza, fantasia e realidade também se misturam: as mães que levavam as filhas na escola para fazer figuração no filme, por exemplo, lembram aquelas que acompanham as esperançosas candidatas a modelo da trama. Pelo menos no caso de Vitória, a estrada para o sucesso já começou a ser trilhada de verdade: eu não tinha muita experiência como atriz, mas quis mostrar que tinha muita força de vontade para fazer esse filme. É uma coisa que eu sempre quis fazer.

Elenco

Vladimir Brichta
Adriana Esteves
Francisco Cuoco
Vitória Strada
Thiago Prade
Samuel Reginatto
Isadora Pillar
Elisa Volpatto
Ursula Collischon

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Real Beleza que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Jorge Furtado
Empresa Produtora: Casa de Cinema de Porto Alegre
Coprodução: Globo Filmes

Bibliografia

Livros:

Internet:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.