fbpx

Regiane Alves

Biografia

FOTO Regiane Alves 01Regiane Kelly Lima Alves, em arte conhecida como Regiane Alves, é uma atriz brasileira nascida na cidade de Santo André (SP) no dia 31 de agosto de 1978.

Nascida em Santo André, região metropolitana de São Paulo. É filha do supervisor de vendas José Monteiro Alves e da dona-de-casa Maria Aparecida Lima Alves. Desde cedo se interessou pela carreira artística. Na infância participava de concursos de poesia e festivais de dança no colégio, estando sempre entre os primeiros lugares.

Seu sonho de trabalhar com arte começou aos treze anos, quando começou a investir na carreira e atuar como modelo e manequim. Nessa época, aos 13 anos de idade, já era estrela de campanhas publicitárias, comerciais de televisão e capas de revista. Entretanto, devido a sua baixa estatura, 1,66 m, percebeu que não teria êxito nessa profissão e decidiu parar de desfilar.

Aos 17 anos, ainda querendo ter uma carreira artística, mesmo fazendo faculdade de comunicação, Regiane passou a frequentar um curso de teatro em São Caetano do Sul, cidade próxima a Santo André.

Em 1996, cursou a Oficina de Atores, da Rede Globo, mas foi reprovada no teste para a novela teen Malhação. Mesmo triste, não desistiu de ser atriz. Voltou para Santo André e decidiu morar na cidade de São Paulo. Optou por parar com a faculdade de Comunicação, e passou a estudar Publicidade, porém continuou no curso de teatro para tentar entrar em alguma novela um dia. Nessa época, já viajava pelo país atuando em peças de teatro.

Em 1996, casou-se com seu primeiro namorado, o empresário paulista Carlos Augusto Nogueira. O casamento durou apenas três anos pois o casal se divorciou em 1999.

Em 1998, Regiane passou em um teste, e fez sua primeira telenovela, Fascinação, com papel de protagonista, no SBT. Foi muito elogiada, convencendo os críticos televisivos de que ela poderia fazer outras novelas e teria chances de crescimento. A atriz, ao passar no teste, ficou surpreendida, uma vez que a novela foi originalmente feita para ser exibida no México devido a um acordo entre o SBT e a Televisa. Regiane achou que teria que morar no país enquanto gravava a novela. Porém, Silvio Santos decidiu exibi-la no Brasil, para concorrer com Torre de Babel da Rede Globo. Gravando em São Paulo, a atriz pôde ficar perto de sua casa e da de seus pais.

Já no ano seguinte fez sucesso em Meu Pé de Laranja Lima, na Rede Bandeirantes.

Em 2000, fez parte do elenco da minissérie A Muralha, num pequeno papel. Durante esse trabalho fez um ensaio sensual para o site The Girl, do Portal Terra. Nesse mesmo ano fez a novela Laços de Família, interpretando a vilã Clara.

Em 2002, interpretou Letícia em Desejos de Mulher. Nesse mesmo ano, fez um ensaio fotográfico sensual para a Revista VIP.

No teatro, atua nas peças Caminhos de José Brandão (2002), Dança Lenta no Local do Crime (2005), Ricardo III – Turnê Nacional (2007) e Mãos ao Alto São Paulo, em 2008.

Seu reconhecimento como atriz veio em Mulheres Apaixonadas (2003), onde ela interpretou a personagem Dóris, uma menina arrogante e muito mimada que maltratava e humilhava os avós de todas as formas, interpretados por Carmem Silva e Oswaldo Louzada. A ação social da novela de Manoel Carlos, na denúncia contra a violência e o preconceito contra os idosos, juntamente com a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica de 2003 (Fraternidade e Pessoas Idosas – Vida Dignidade e Esperança) seriam responsáveis pela mobilização nacional que ressuscitaria no Congresso Nacional o projeto de lei que criaria o Estatuto do Idoso que estava paralisado desde 1997.

A elogiada atuação de Regiane, bem como a repercussão e a sensualidade de sua personagem Dóris, lhe rendeu a capa da edição brasileira da Revista Playboy, na edição de aniversário de 28 anos da revista, em agosto de 2003. Na vida real, por outro lado, Regiane disse ser tímida, critica a superexposição e que tenta passar discretamente, sem mostrar ou estampar alardes na vida pessoal.

Estreou no cinema em 2004 no filme Onde Anda Você mas destaca-se como a jovem Hildegard Angel, no filme Zuzu Angel (2006), ambos filmes de Sérgio Rezende.

Na novela Cabocla (2004) teve destaque com sua personagem Belinha, que fazia par com Neco, interpretado por Danton Mello.

Em 2006, Regiane atuou em Páginas da Vida, interpretando Alice, a sua terceira vilã, em mais uma novela do autor Manoel Carlos.

No ano de 2008, atuou na telenovela Beleza Pura onde interpretou a primeira protagonista na Globo, a órfã Joana, que comoveu o público.

Em 2010, interpretou a personagem Goretti na telenovela Tempos Modernos. Além de atuar na televisão, passou a se dedicar ao teatro e ao cinema.

Em 2011, integrou o elenco da novela A Vida da Gente, como a personal trainer Cris.

Em 2013, atuou na novela Sangue Bom, no qual interpretou a jovem batalhadora e insegura Renata.

Em 2000, namorando há poucos meses, se casou com o assistente de direção André Felipe Binder, porém esse casamento durou até 2004, quando o casal se divorciou.

Em 2005, iniciou um namoro com o músico Thiago Antunes e em 10 de outubro de 2009, após quatro anos juntos, a atriz se casou com ele na Barra da Tijuca, zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro. Em maio de 2010, a atriz confirmou seu divórcio do músico.

É casada com o ator e cinegrafista João Gomez, filho de Regina Duarte. Em 26 de abril de 2014, Regiane dá à luz seu primeiro filho, João Gabriel, que nasceu através de uma cesariana.

Filmografia

2019 :: Divaldo
2014 :: Isolados
2014 :: O Menino no espelho
2011 :: Retrato Falhado
2007 :: Corpo
2007 :: O Dono do Mar …. Germana
2006 :: Zuzu Angel
2004 :: Onde Anda Você?

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Regiane Alves

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.