fbpx

Renan Rovida

Biografia

Renan Rovida é um ator, cineasta e diretor de teatro brasileiro.

Integrante do Coletivo Tela Suja Filmes, dirigiu o longa-metragem Sem Raiz, que pré-estreou na Mostra Aurora da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em 2017. Também dirigiu o curta-metragem Entre nós, dinheiro, selecionado para a competição oficial do 34º Festival del Nuevo Cine Latino Americano de Havana, em Cuba, entre outros festivais.

Dirigiu e atuou no curta-metragem Coice no Peito, selecionado para a competição oficial do 33º Festival Cinematográfico Internacional del Uruguai e premiado pelos júris na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, 1º Festival de Cine de Caracas, Semana Paulistana do Curta-Metragem, Goiânia Mostra Curtas e premiado pelo público no 3º Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba.

Como ator, trabalhou com os cineastas Adirley Queirós, Affonso Uchoa, João Dumans, Thiago B. Mendonça, Tiago Mata Machado, Paulo Sacramento, Samuel Marotta, Ewerton Belico, André Carvalheira, entre outros.

Em teatro, trabalhou como ator na Companhia do Latão por cinco anos e participou dos processos e das peças “Patrão Cordial” (prêmio de melhor elenco da Revista Questão de Crítica em 2013), “Ópera dos Vivos” e “A Comédia do Trabalho”, além de inúmeros experimentos como “Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal e “Hamlet-Boal”, de Sérgio de Carvalho.

Em 2017, atuou no espetáculo “Fome.doc”, da Kiwi Cia de Teatro.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2019 :: Pão e Gente
2017 :: Sem Raiz
:: Entre nós, dinheiro
:: Coice no Peito

:: Filmografia como Ator ::

2018 :: Madrigal para um Poeta Vivo
2018 :: Baixo Centro
2018 :: New Life S/A
2017 :: Arábia
2017 :: Apto420
:: Coice no Peito

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Renan Rovida. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/renan-rovida/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.