fbpx

Renata Gabriel

Biografia

Renata Gabriel é advogada por formação, graduada em Cinema e pós-graduada em Produção Cultural. É atriz profissional desde 1993, tendo exercido a profissão por 20 anos em Minas Gerais.

Tanto como cineasta quanto como atriz, trabalhou junto à grandes nomes, tendo como mestres de Ruy Guerra à Camila Amado. Estreou como roteirista, diretora e preparadora de elenco em 2004, com o longa Profana, dirigido juntamente com João Rocha, sobrinho do cineasta Glauber Rocha, numa produção do Tempo Glauber. Roteirizou e dirigiu T.O.C. , curta premiado pelo Júri Popular no Festival de Cinema de Juiz de Fora em 2006 com menção honrosa; também exibido na Mostra do Filme Livre em 2007, no CCBB do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Roteirizou, dirigiu e produziu Reminiscência, curta em finalização. Escreve roteiros cinematográficos, peças teatrais, poesias e crônicas. Começou a cantar música popular brasileira há pouco mais de dois anos, como aluna do produtor musical Otávio Terceiro e do maestro Tranka Oliveira.

Atualmente, escreve o roteiro de um programa para TV sobre vida saudável, a ser lançado em 2015 e se apresenta como cantora num pequeno café de Copacabana, no Rio de Janeiro – onde vive há 15 anos – enquanto prepara sua partida para a França, para cursar um mestrado em língua e civilização francesas, com foco nas artes, na Universidade Sorbonne de Paris.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::
:: T.O.C.

Bibliografia

:: Maiores Informações ::
www.fitabanana.com

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.