fbpx

Repare bem (2013)

Sinopse

20130815-065343.jpgFilme da diretora portuguesa sobre três gerações de mulheres da família de Denise Crispim, companheira de Eduardo Leite, o Bacuri.

Documentário apoiado pelo Projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, foi exibido em quatro salas de cinema da cidade de São Paulo.

Repare Bem foi elaborado pelo Instituto Via BR com direção da atriz portuguesa Maria de Medeiros para trazer ao universo cinematográfico brasileiro um recorte humano sobre os anos de opressão do regime militar e seus desdobramentos na vida das famílias daqueles que foram perseguidos.

A Lei da Anistia, de 1979, permitiu que muitos exilados políticos e famílias de exilados voltassem ao Brasil, mas, para fins de revisão histórica, ajudou a colocar a ditadura em um patamar do qual até hoje o cinema nacional se desdobra. “Repare Bem” é mais um filme a repensar o assunto e recuperar histórias da época da ditadura militar que valem ser contadas.

Mas, afinal de contas, o que verdadeiramente costura o documentário à Comissão de Anistia? Em 2010, a Comissão divulgou um edital convidando Organizações não Governamentais (ONGs) a realizarem projetos de preservação, de memória, de difusão e de incremento do acervo material e imaterial da Comissão de Anistia. O documentário “Repare Bem foi um dos 19 trabalhos selecionados para contribuírem com a recuperação de arquivos da época da ditadura militar.

Desta forma, o projeto debruçou em uma extensa pesquisa sobre arquivos públicos, documentos privados de desaparecidos e toda a documentação da Comissão de Anistia. Para enrijecer o roteiro, o estudo também percorreu as nuances do audiovisual através da análise cinematográfica e bibliográfica de assuntos relacionados ao tema.

E além de servir de acervo para a preservação da memória do país, o documentário também foi criado para estabelecer um amplo debate sobre as temáticas abordadas pelo filme. A ideia é a de unir cultura e história, cinema e aprendizado. O objetivo é distribuir o “Repare Bem” para redes públicas de ensino, escolas privadas e toda instituição que se interesse em aprofundar reflexões a partir dos múltiplos contextos do filme.

O Instituto Via BR é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo criar e desenvolver ações e projetos nas áreas da cultura, educação, cidadania, trabalho, esporte, saúde e meio ambiente. Fundado pelo anseio de alguns jovens interessados em discutir políticas públicas e preocupados com a questão social brasileira, o Via BR tem o Brasil como eixo central de participação e atua em suas mais diversas esferas.

Bibliografia

Internet:

REPARE BEM – SITE OFICIAL. http://www.docreparebem.com.br

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.