fbpx

República da Traição (1970)

Sinopse

O filme República da traição mostra um casal europeu que viaja à República do Maraguaya com uma missão terrorista para desestabilizar o governo. No entanto, seu envolvimento com a população local pode mudar esses planos.

República da traição, longametragem de Carlos Ebert foi censurado pelo governo militar e nunca lançado comercialmente.

O cinema brasileiro dos anos 1960 e 1970 viveu uma época efervescente. Muitos dos filmes que surgiram neste período, radicalizando a linguagem cinematográfica, passaram a ser designados pelo rótulo “Cinema Marginal” – termo, entretanto, visto com desconfiança e até desprezo pela maioria dos realizadores desses filmes. O conjunto dessa produção heterogênea poderia também ser designado por Cinema Experimental, Cinema Poesia, Cinema Underground, Udigrúdi ou Cinema de Invenção, termos que soam bem melhor aos ouvidos destes cineastas, que em sua maioria continuaram a realizar filmes admiráveis, mesmo após os tempos sombrios da ditadura. No entanto, o assim chamado Cinema Marginal é inegavelmente um marco histórico do cinema nacional e merece ser recuperado e revisitado, levando em conta as críticas que se fazem a essa definição.

Até os dias de hoje, o filme permanece inédito em São Paulo – o que faz desta uma oportunidade imperdível para conhecer um filme mítico do cinema brasileiro.

Elenco

Vera Barrreto Leite
Zózimo Bulbul
Antônio Pedro
Antonio Pitanga
Selma Caronezzi
Benê Silva
Cláudio Mamberti

Ficha Técnica

Direção de Carlos Ebert.

Cia. produtora: Ebert Polopoli Produções Cinematográficas

Produção: Cláudio Polopoli

Direção: Carlos Alberto Ebert

Roteiro e fotografia: Carlos Alberto Ebert e Cláudio Polopoli

Montagem: Jovita Pereira Dias e Carlos Alberto Ebert

Fontes de Referência
http://www.cinemateca.org.br/ – Cinemateca Brasileira – Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “República da Traição (1970)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.